O trabuco de Panambi - Capítulo 05 - Agora Já -

O trabuco de Panambi – Capítulo 05

Foto:
20 de março de 2017

 “ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL – NOMEAÇÕES “  –

Outro  dia abordamos a questão do altíssimo dispêndio que a Administração  Municipal possui com os Cargos em Comissão e/ou Função Gratificada. Se fossem pessoas  qualificadas, com conhecimento das áreas que assumem, ainda haveriam vantagens para a População, já que o Custo/Benefício, seria favorável. Verifiquem bem as pessoas que circulam e se apresentam por ai como “homens da Nova Administração   “ dito “Um Novo Tempo”. Na realidade um deboche! Poucos possuem credenciais para os cargos que ocupam.

No entanto, sabemos que ai  ocorrem “nomeações” por arranjos políticos em retribuição ao apoiamento ocorrido na eleição. Negam de forma descarada. Esquecem que é ai que começam a  mostrar suas verdadeiras “faces”. Mentem vergonhosamente à população, dizendo que nomearam pessoas qualificadas, quando sabe-se que  não é verdade!

Na realidade não somos exceção, já que essa pratica está disseminada Brasil afora, com uma cultura,  estando na realidade incorporada no serviço público.  Uma lástima!

TRABALHO VOLUNTARIO – UMA NOVA POSTURA NA MANEIRA DE ADMINISTRAR!.

Sabe-se que os valores atribuídos aos cargos públicos – Cargos em Comissão –  são dos mais elevados.  No entanto, o Município poderia  reduzir em muito esses dispêndios. Defendo que o Município deveria se socorrer de pessoas com formação e praticas que contribuíssem mais com nosso Município de forma Voluntaria!

Veja-se o exemplo da Administração pretérita do falecido Prefeito Miguel.  Na Habitação conseguiu convencer a Professora Rose Kümmel, que comandou a Pasta por um bom tempo, auferindo salario de Diretora. Pessoa com amplos conhecimentos, aposentada, de ilibada conduta, que prestou um trabalho por demais reconhecido pela população. Sou testemunha disso, já que atuei no Conselho Municipal da Habitação, (indicado pela ACI) até dezembro de 2016.

Mas há na Alemanha e outros países europeus, um Programa de Apoio aos países do Terceiro Mundo (que é nosso caso), onde os Aposentados prestam um trabalho por até 02 anos – os chamados SENIORS – só por despesas de alimentação e básico – sem salários Tratam-se de pessoas com altos conhecimentos, que não atuam mais em seu país, porque se aposentaram. Lá quando se aposentam, se aposentam mesmo!

Imaginem o quanto poderiam pessoas assim contribuir com nosso município nas diversas  áreas da administração!. Custo praticamente ZERO.  Trariam novas praticas, não haveriam preocupações com corrupção, porque seriam pessoas de ilibada conduta!

Evidente que deveriam procurar pessoas qualificadas como o exemplo acima,  da área da Habitação, que não ganhava remuneração de Secretária, mas certamente foi uma das melhores que já ocupou aquele cargo.  Vejam os Planos Habitacionais que se desenvolveram em sua gestão!. Então é possível!

POLITICA SALARIAL  –  Pelas noticias publicadas, a Câmara de Vereadores votou a favor de polpudo aumento salarial aos serventuários  municipais, proposto pela Nova  Administração. Ficando em torno de 4,1% o reajuste do salário. De considerar que Panambi já possui um dos menores salários na área pública em nossa região. O reajuste não chega ao índice inflacionário, o que em outras palavras quer dizer que DIMINUIRAM O SALÁRIO DOS FUNCIONARIOS MUNICIPAIS, na medida em que o que um funcionário adquiria  determinado produto há um ano, agora não consegue mais adquirir! Andando que nem caranguejo!  Mas e a “folha” dos  CCs como está em relação a dezembro de 2016?  Poderia algum Edil verificar para fazer uma comparação!

EX-PREFEITOS PANAMBI   –  O Terceiro Prefeito de Panambi, foi  RUDI ARNOLDO FRANKE, que se elegeu pelo PTB e  coligação, administrou Panambi no período de 1964 a 1969. Em seu governo “estourou” a Revolução de Março de 1964 que derrubou o Presidente Jango Goulart. Há informes que Rudi tinha até audiência marcada em Brasilia com Jango, o que lhe causou muitos dissabores posteriormente, já  que  teve que dar muitos depoimentos, porque em Panambi também haviam formado os chamados Grupos dos Onze,(um dos Líderes em Panambi era Heitor Severo Malheiros – que também enfrentou muitos dissabores, entre os quais relatou que ficou segregado em uma sala da antiga Rodoviária, que funcionava no centro) que era alardeado por Leonel Brizola (pela Radio Mayrink Veiga do Rio e Farroupilha de Porto Alegre – programas que iam ao ar nas sexta-feira), como o Povo organizada na defesa da democracia. Alvaro Quim na condição de Presidente do PTB, também foi chamado a depor. Haviam figuras centrais do poder, que tinham vinculo eleitoral e de amizade com Panambi, como o poderoso Diretor do Imposto de Renda –  Deputado Cesar Prieto (se não me falha a memoria)   Assim, haviam uma grande expectativa com o Prefeito Rudi Franke, porque o PTB detinha o poder em Brasilia. Mas isso, foi por pouco tempo, já que a Redentora se instalou no final de março de 1964, inviabilizando  todos os planos para Panambi.(Colaboraram Reneu Hartmink entre outros)

No entanto Rudi Franke foi o responsável pela construção do imponente Prédio da  Prefeitura Municipal – que ainda está servindo, onde também foi instalada a Câmara de Vereadores, que ali funcionou até a década de 1990. (Há Placa no hall de entrada, com informação de que o construtor foi o Sr, Ruprecht  Hentges) Houve implantação da Avenida Presidente Kennedy; foi construído o Prédio dos Correios e Telégrafos, a extensão da Rede Elétrica Cruz Alta-Panambi, via CEEE. (Participou o Engenheiro Otto Knorr), Conclusão da Hidraulica da Corsan. Rudi Franke    veio a falecer num sábado dia 12 de dezembro de 1981, curiosamente no dia 13 (domingo) Brizola esteve em Panambi, onde prestou uma Homenagem ao companheiro falecido, (na Praça W. Falhauber – que estava lotada) já que  Rudi era muito conhecido de Brizola, fatos que presenciamos na condição de Presidente do PDT. (Colaborou o Jornalista Neri Biavatti).

                        Boa Leitura! Até a próxima!


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.