Fenômeno meteorológico atuou sexta (9) e sábado (10) no Estado, trazendo estragos, rajadas de vento intensas e registros de granizo. Não houve desalojados.
Foto: Queda de árvore bloqueou a BR-158 entre Itaara e Santa Maria — Foto: PRF/Divulgação A passagem do ciclone extratropical entre sexta-feira (9) e sábado deixou estragos em 18 cidades do Rio Grande do Sul, aponta a Defesa Civil. Os danos foram registrados em cidades do interior e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Houve queda de árvores, destelhamento de casas e alagamentos registrados por moradores e autoridades — não houve desalojados. Veja todos os danos listados pela Defesa Civil abaixo.
De acordo com meteorologistas da Climatempo, um ciclone extratropical atuou sobre o estado no sábado (10) com temporais generalizados, rajadas de vento intensas e granizo em algumas regiões.
Na Região Central, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou ser acionada para ajudar na retirada de uma árvore que caiu sobre a estrada na BR-158, entre Itaara e Santa Maria. A rodovia chegou a ficar totalmente bloqueada, mas foi liberada horas depois.
Cidades da Região Norte do estado sofreram principalmente com os fortes ventos. Em Lagoa Vermelha, cinco residências foram danificadas após a queda de uma árvore. Os moradores precisaram ser realocados.
Em Soledade, o Corpo de Bombeiros distribuiu lonas para cinco famílias que tiveram danos nos telhados das casas. A corporação também foi acionada para o mesmo tipo de atendimento em Frederico Westphalen.
Em Victor Graeff, uma árvore caiu e bloqueou a RS-223. Já em Vila Maria, uma casa ficou destelhada e galhos interromperam estradas da região. Não-Me-Toque também registrou quedas de árvores em ruas da cidade.
Estragos causados pela chuva de sexta-feira (9):
As informações são da Defesa Civil do RS.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065