Lateral-direito aproveita as chances no time reserva, inclusive com adaptação no estilo de jogo
Foto: Aguirre abriu o caminho para a vitória sobre o Ypiranga.
Duda Fortes / Agencia RBS Braian Aguirre é um jogador que tem aproveitado as oportundiades que recebe quando o Inter manda a campo os reservas. O lateral-direito, especialmente nos dois últimos jogos, se destacou até ofensivamente, marcando gols contra o São Luiz e Ypiranga. E está tentando se adaptar para jogar com o mesmo estilo de Bruno Gomes.
Explicando: no desenho de Paulo Pezzolano, Bruno Gomes é praticamente um terceiro zagueiro. Ele fecha para o meio para ajudar a saída de bola e também para marcar quando o adversário começa o ataque no campo de defesa. Normalmente, Vitinho baixa para o lado, para ajudar a ocupar a direita.
Em nomes: a zaga tem Bruno Gomes pela direita, Mercado centralizado e Victor Gabriel na esquerda. À frente deles, bem aberto na direita Vitinho, na esquerda Bernabei, Ronaldo e Paulinho centralizados. No ataque, um trio com Carbonero, Alan Patrick e Borré. Bruno Gomes não fica preso à defesa, inclusive aparece na frente para jogar.
Aguirre é de outro estilo. É um lateral mais clássico, de fechar lado, aparecer na frente. No mundo ideal, precisaria ter uma espécie de Bruno Gomes na esquerda, para que fosse um Bernabei pela direita.
Duas ações ocorrem quando é escalado. Uma é que, por característica, apresenta-se na ponta, oferece mais opção defensiva. A outra é que tem tentado fechar mais para o meio para ajudar na saída de bola, o que foge um pouco de seu estilo. Ao mesmo tempo, Pezzolano faz pequenos ajustes de posicionamento para os demais jogadores a fim de que não haja tantos prejuízos.
O jogador argentino é um sobrevivente de 2025. Oscilou ao longo da temporada, cobriu bem a ausência de Bruno Gomes quando esteve lesionado. Mas na parte final do ano, caiu de rendimento com os demais companheiros. Seu caso ainda teve um momento simbólico, quando falhou no jogo contra o Vasco, a três rodadas do encerramento do Brasileirão. E ganhou um carinho especial de Abel Braga.
Na apresentação, o técnico procurou o jogador e garantiu, na frente de todo o grupo:
— Cadê o menino que falhou? Vem cá. Me dá um abraço. Você é o titular no próximo jogo. Está escalado já.
O desafio para Aguirre não é fácil, Bruno Gomes tem sido uma peça-chave no modelo colorado. Mas o começo de ano é mais promissor do que se imaginava no final de 2025.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065