Muitas defesas, poucas classificações: o retrospecto de Weverton em disputas por pênaltis - Agora Já -

Muitas defesas, poucas classificações: o retrospecto de Weverton em disputas por pênaltis



Goleiro já defendeu mais de 30 cobranças na carreira, mas teve mais eliminações do que vitórias em disputas

Foto: Goleiros gremista defendeu penalidade em jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
20 de fevereiro de 2026

O Sapo dos Pênaltis está à espreita para alertar milhares de usuários do WhatsApp de que um embate será decidido em chutes da marca de 11 metros. Pode ser que ele pinte na tela de diversos aparelhos no domingo (22) após os 90 minutos de Juventude e Grêmio, no Alfredo Jaconi. Basta que o jogo termine empatado.

A seu favor, o time gremista terá em Weverton um goleiro com bom índice de defesas em penalidades, durante o jogo ou em disputas. O ponto negativo é que apesar de se sair bem, ele amargurou mais eliminações do que classificações.

São mais de 30 cobranças interceptadas na carreira. Pelo Palmeiras foram 10 em 10 disputadas por pênalti. Apenas duas resultaram em avanço ou título palmeirense — Paulistão 2020 contra o Corinthians e na Libertadores 2022 contra o Atlético-MG.

A eliminação cai na conta dos batedores. Na Era Abel Ferreira, o time desperdiçou 42,2% das cobranças em disputas por pênalti, de acordo com levantamento do portal Uol.

Na história do Grêmio

Ao menos uma das defesas de pênalti de Weverton foi histórica. Em 2016, ele saltou no canto esquerdo para parar o chute do alemão Petersen. Na sequência, Neymar converteu a sua cobrança e o Brasil conquistou a medalha de ouro olímpica pela primeira vez.

Um mês depois, a situação se repetiu na Arena. O goleiro gremista então defendia o Athletico-PR — ainda sem o H no nome. O jogo valia vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Após vitória atleticana por 1 a 0 no tempo normal, a classificação foi definida nos pênaltis.

Em uma batalha alucinante, Weverton segurou as cobranças de Walace, Douglas e Luan. Mas três de seus companheiros também erraram. Chegou a vez de ele bater e também desperdiçar. Um lance que é visto como ponto de partida da Era Renato Portaluppi, que fazia seu primeiro jogo em mais uma passagem pelo Tricolor.

— Só o futebol proporciona esse tipo de coisa. O futebol tem uma forma de ser, de a roda girar — comentou o jogador ao recordar o lance durante a coletiva de sua apresentação.

Pelo Grêmio, defendeu a cobrança de Luciano no jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão.

No ano passado, o Grêmio se saiu bem nas disputadas por pênaltis. Foram três avanços desta forma. Duas com Tiago Volpi no gol — Juventude, no Gauchão, e São Raimundo, na Copa do Brasil. E uma com Gabriel Grando — Athletic, pela Copa do Brasil.

Resta saber se no começo da noite de domingo, o Sapo dos Pênaltis vai dar as caras ou não.

Fonte : GZH 
Foto : Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados