Serra, Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul serão as áreas mais afetadas pelo mau tempo
O tempo deve permanecer instável na maior parte do Rio Grande do Sul no domingo (28). As exceções são a região Sul e a Campanha, onde haverá sol e predominância de tempo seco. No restante do Estado, conforme informações da Climatempo, a chuva seguirá presente, com rajadas de vento e possibilidade de descargas elétricas em algumas localidades.
Na Serra, Norte e Noroeste do Estado, áreas mais próximas de Santa Catarina, a situação é de alerta. A chuva acontecerá em vários períodos do dia. A intensidade poderá chegar a forte em alguns momentos, com a incidência de raios.
Na Região Metropolitana e nas demais áreas do Estado, o céu ficará de parcialmente nublado a nublado. A chuva deve aparecer ao longo do dia, com intensidade variando de fraca a moderada. O maior volume é esperado em Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo: 102 milímetros, equivalente a 59% da expectativa para esta época.
Na Capital, são esperados 22 milímetros, o que representa 16% da quantidade prevista. A chuva deverá ser mais intensa durante a madrugada e o amanhecer de domingo. No final do dia, poderá ganhar força novamente.
Seguindo o que foi visto neste sábado (27), os vento devem continuar intensos. No Litoral Norte, sobretudo durante a madrugada e a manhã de domingo, as rajadas poderão variar de 51 a 70 km/h. Nas demais áreas do Estado, são esperadas rajadas de 40 a 50 km/h.
Por conta de tais condições, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade amarelo, que significa perigo potencial, para a Serra, a Região Metropolitana e as regiões Nordeste, Noroeste, porção central e Sudoeste do Rio Grande do Sul. O Inmet sinaliza o risco de chuva de até 50mm/dia, ventos intensos e queda de granizo. O alerta fica em vigor da 00h01min ao meio-dia de domingo.
O sol vai predominar somente no sul do Estado e na região da Campanha neste domingo. O tempo deve se manter firme, sem incidência de chuva. Apesar disso, com a influência dos ventos frios de uma massa de ar polar, a temperatura ficará baixa.
A mínima no domingo deve ocorrer em dois municípios: Pedras Altas, na região Sul, e Caçapava do Sul, na Campanha, com 9ºC. Em Bagé, no Sul, a expectativa é de que o dia comece com temperatura em torno de 10°C. A máxima prevista é de 19°C.
O Inmet emitiu um alerta amarelo de declínio de temperatura para 64 municípios das duas regiões, sinalizando quedas de 3°C a 5°C. O alerta entrou em vigor às 18h32min deste sábado e segue até 8h de domingo.
A frente fria que avançou pelo Estado neste sábado (27) deve se afastar no domingo. Na sequência, entra uma massa de ar polar.