A educação em tempos pós-republicanos - Agora Já -

A educação em tempos pós-republicanos

Foto:
20 de outubro de 2017

A pesquisadora Rosane Marcia Neumann em sua tese de doutoramento em história ao comentar sobre o ensino na Panambi colônia, traça um cenário regional da abrangência dos municípios sedes onde “em Cruz Alta e Palmeira, a carência ou total ausência de escolas durante o século XIX é evidente, situação que pouco mudou com a ascensão do governo republicano, tendo em vista sua premissa de deixar o ensino a cargo da livre iniciativa. Consequentemente, o número de analfabetos era elevadíssimo, dado evidente, por exemplo, nas transações de terras, quando a maior parcela dos proprietários vendedores de terras para a Colonizadora Meyer não assinava a escritura de transmissão de bens “por não saber ler nem escrever”, nomeando um procurador.”

Passados, pouco mais de um século, temos, nas palavras do deputado estadual Jeferson Fernandes, que participa, hoje no Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, do Seminário A Educação no Desenvolvimento Regional, uma situação muito parecida. Falando a respeito dos Institutos Federais (as antigas Escolas Técnicas), o deputado Fernandes, assim se manifesta: “Hoje, lamentavelmente, os gerentes dessa elite preconceituosa e atrasada, que através de uma golpe tomaram de assalto o comando do país, estão promovendo um violento sucateamento dessas unidades educacionais. A programação do desmonte teve início com a aprovação da emenda constitucional que congelou por vinte anos os gastos em educação.”

O que também temos em comum com o início do século passado é que se hoje não se excluem mais apenas os luso-brasileiros, pelo aspecto linguístico. Excluímos a todos pela esfera econômica. Como diz Fernandes “é a herança secular do colonialismo, que está cristalizada na alma daqueles que concebem a educação de qualidade – um direito humano fundamental – como um privilégio de poucos”. É o pós-republicanismo que ao invés de significar avanço é sinônimo de atraso.

 

Natanael Mücke
Economista – CRE-RS 6593
(55) 3321 1300 – 1314 
Secretaria de Planejamento e Finanças de Cruz Alta


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.