A Luta Constante - Agora Já -

A Luta Constante

22 de dezembro de 2017

A dependência química é uma doença que já abordamos muito nas colunas, mas esquecemos de ressaltar um fato importante, ela não tem cura. O processo de tratamento e vida plena requer muitas vezes diversas tentativas e inúmeras recaídas, é uma luta constante. Cada dia que se passa é mais uma tentativa de enfrentar seus medos e anseios tanto em relação a vida quanto a própria dependência, pois mesmos nossos problemas, ou até sucessos, podem levar a uma recaída, e algumas podem ser dramáticas na vida do dependente e das pessoas ao seu redor.

O importante é saber identificar quando esses problemas vão acontecer e lidar com calma, tentando sempre recorrer desta vez, a um refúgio diferente do anterior(a droga ou alcoól) e sim buscando apoio na família, amigos, religião, trabalho, ou qualquer meio que seja mais confortável para o dependente.

Recaídas acontecem, são um processo normal na recuperação, são poucos que conseguem viver 20, 30, 40 anos sem uso de nenhuma substância, mas saber controlar a recaída para que ela não seja desastrosa é muito importante e pode ajudar o dependente a levar uma vida melhor. O lema dos N.A( Narcóticos Anônimos) e A.A ( Alcoólicos Anônimos) é viver de 24 em 24 horas. Isto é, pensar em 10 anos, 5 anos, 1 ano, 1 mês é muito para você, parece que nunca vai chegar? Experimente viver pelo menos essas suas 24 horas atuais sem o consumo. Aos poucos você chegará lá e cada luta diária que você tem contra o desejo vai ficando cada dia mais fácil.

O que realmente importa é o real desejo de se manter sóbrio, e isso que deve unir a família e os dependentes, tanto em grupos de apoio quanto fora deles, Um deve-se apoiar no outro quando se sentir fraco.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados