A psicoterapia e o trabalho do psicólogo - Agora Já -

A psicoterapia e o trabalho do psicólogo



Olá! É com muito prazer que inicio a coluna “Psicologia para todos”, espaço destinado a compartilhar assuntos relacionados a psicologia, saúde, qualidade de vida, relacionamentos, educação, desenvolvimento infantil, profissão e muito mais. Aproveite, este espaço é seu!

Foto:
1 de agosto de 2017

Olá! É com muito prazer que inicio a coluna “Psicologia para todos”, espaço destinado a compartilhar assuntos relacionados a psicologia, saúde, qualidade de vida, relacionamentos, educação, desenvolvimento infantil, profissão e muito mais. Aproveite, este espaço é seu!

 

A psicoterapia e o trabalho do psicólogo

Você já se perguntou como um psicólogo pode te ajudar? Ainda há quem pense que alguém que procura um psicólogo esta “louco” ou “desajustado”.  O preconceito e a desinformação ainda é um empecilho para a busca de um auxilio especializado. A psicologia é uma área de conhecimento muito ampla. Muitas pessoas pensam que ela é usada apenas em casos isolados ou graves, mas isso não é verdade. A psicologia é para todos!

A psicologia pode ser útil para todas as situações e para todas as pessoas, ajudando a pessoas a pensar quais os melhores caminhos a serem tomados e ajudando na busca por uma boa qualidade de vida. Os psicólogos através dos conhecimentos científicos ajudam as pessoas na melhoria de suas vidas nos mais diferentes aspectos. Estão presentes em muitas áreas diferentes da sociedade, tais como: Clínicas, escolas, hospitais, postos de saúde, empresas, dentre outros.

Muitas pessoas perguntam se tem idade para procurar um psicólogo. Nós psicólogos estudamos o desenvolvimento humano desde a gestação até a morte em seus aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais. Portando a psicologia trabalha com pessoas em diferentes idades, dos primórdios da vida até a velhice. A psicoterapia é um dos espaços de atuação do profissional psicólogo. Por isso, o psicoterapeuta dependendo da sua linha ou área de atuação pode trabalhar com crianças, adolescentes, adultos, idosos e ainda com casais e famílias.

São várias as razões que podem levar uma pessoa ao processo psicoterápico, como o tratamento de problemas de saúde emocional ou mentais específicos como a depressão, transtornos de ansiedade, traumas. Pessoas que querem parar de fumar, perder peso, ou ainda que pessoas que sofreram perdas significativas, dentre outros.

Psicólogos podem ajudar as pessoas a gerir melhor suas vidas e lidar com outras condições de saúde como o HIV, câncer ou doenças crônicas, no acompanhamento também de pessoas que apresentam questões cognitivas, dificuldades na organização do seu pensamento, de linguagem ou memória. Os psicólogos podem ainda trabalhar com casais que estão buscando ajuda em seus relacionamentos.

Na infância e adolescência os psicólogos trabalham com crianças e adolescentes que estão apresentando algum sinal de risco para o desenvolvimento psíquico, agitação, agressividade, baixa autoestima. Ainda com problemas relacionados ao sono, incontinência urinária, impacto da ausência dos pais, dentre outros. O psicólogo ajuda também os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes que muitas vezes precisam de orientação e acompanhamento.

Por fim, pode-se dizer que a psicoterapia é um lugar para cuidar de si, um investimento na sua qualidade de vida. Espaço destinado também para as pessoas que não estão passando por nenhum problema grave, mas desejam compreender melhor os outros e avaliar suas próprias emoções, na busca do autoconhecimento.

Esses são só alguns dos temas em que os psicólogos trabalham, pois há muitas mais áreas da vida em que um psicólogo pode ajudar que nem sempre são relacionados a saúde mental, mas sim a saúde em geral.

 

Ciana Dill

Psicóloga | CRP 07/23963

Psicóloga de crianças, adolescentes e adultos

Fone (55) 99968-0733 | WhatsApp (55) 99161-7086

Rua Alfredo Brenner, nº 435 – Centro – Panambi/RS (em frente ao CEP)


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.