Abafamento diminui, mas RS segue com calor acima dos 30°C - Agora Já -

Abafamento diminui, mas RS segue com calor acima dos 30°C

8 de dezembro de 2011

O ar seco passa a cobrir parte do Rio Grande do Sul nesta quinta e o abafamento vai diminuir. A temperatura também cai em relação aos extremos desta quarta, especialmente no Sul gaúcho, mas o calor prossegue à tarde.
Sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas persiste a possibilidade de pancadas de chuva localizadas do Norte gaúcho. Com o ingresso de ar seco e a atuação do vento Sul, a noite tende a ser mais amena em grande parte do território gaúcho.
Apesar da tendência de redução da temperatura, os termômetros ainda superam os 30°C em diversos pontos, inclusive na Capital. Alegrete, com 33°C e Santa Rosa, com 34°, deverão registrar os picos de calor, assim como seus arredores.
Em Porto Alegre, as marcas variam entre 20°C e 32°C. Registros mais amenos ocorrem principalmente em São José dos Ausentes, que deve anotar 14°C de mínima.
Apesar do verão só começar oficialmente na madrugada do dia 22 de dezembro, na prática, já teve início. O clima não respeita calendário e, assim como o inverno larga bem antes da terceira semana de junho, o verão climático não raro no Rio Grande do Sul começa em meados de novembro ou mais tardiamente nos primeiros dias de dezembro.
Tanto que a maior temperatura das últimas décadas no RS, 41,9°C em 1985, foi registrada em novembro. Este padrão que se verifica nesta semana de dias de calor com chuva localizada da tarde para a noite é o clássico da estação quente do ano.
O calor e a alta umidade favorecem movimentos convectivos e forma nuvens carregadas como TCu (Torre Cumulus) e Cb (Cumulonimbus), trazendo pancadas de chuva isoladas e até temporais. O calor vai prosseguir nos próximos dias com maior instabilidade semana que vem.
Em Panambi a tão esperada chuva chegou modestamente as 23h45min. Antecedendo a chuva muitos trovões chegaram a assustar, mas a chuva poderia ter sido bem mais. No decorrer do período o tempo melhora e o calor  volta a imperar no Vale das Borboletas Azuis.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados