Após dias de calor intenso, quinta-feira amanhece com temperatura abaixo dos 10ºC - Agora Já -

Após dias de calor intenso, quinta-feira amanhece com temperatura abaixo dos 10ºC

2 de dezembro de 2011

Após uma semana de calor intenso, com termômetros acima dos 30ºC, a temperatura voltou a ficar abaixo dos 10ºC no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Uma frente fria associada ao ciclone que causou temporais na quarta-feira permanece sobre o Estado, provocando rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h.
Desde o último dia 25 — quando fez 9,7ºC em Cambará do Sul, na Serra — não eram registradas temperaturas tão baixas como hoje no RS. Em pelo menos 11 municípios os termômetros chegaram a ficar abaixo dos 10ºC entre a madrugada e o começo da manhã, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com destaque para São José dos Ausentes, na Serra, onde a temperatura mínima chegou a 5,9ºC.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, este frio “fora de época” pode ser creditado à ação do fenômeno La Niña, o qual irá ditar o regime de chuva abaixo da média no verão. No período, as massas de ar gelado ficam mais fortes que o normal, associadas a muito vento.
— O La Niña se dá através do resfriamento das águas do Oceano Pacífico, e não atinge só o Brasil, mas toda a atmosfera do globo terrestre. É uma época em que venta muito no litoral e causa estranheza aos veranistas — explica Oliveira, que alerta ainda para períodos muito curtos de temperatura alta em janeiro e fevereiro de 2012.
Dependendo da intensidade do vento, a sensação térmica pode ter queda de até cinco graus com relação à temperatura real, destaca ainda o meteorologista.
Na maior parte do Rio Grande do Sul, as máximas devem variar entre 23ºC e 26ºC hoje, e na Capital os termômetros não passam dos 25ºC. O dia será ensolarado em todo o território gaúcho nesta quinta, com predomínio de tempo seco, embora possa ocorrer chuva fraca em pontos isolados.
Em Panambi a chuva não chegou, fato que frustrou agricultores que a esperavam para melhorar as condições das lavouras de milho. A temperatura no Vale das Borboletas Azuis deve poderá chegar aos 30 graus no dia de hoje.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados