Atividade industrial gaúcha cresce 3,4% em julho, aponta Fiergs - Agora Já -

Atividade industrial gaúcha cresce 3,4% em julho, aponta Fiergs

Foto:
5 de setembro de 2012
Depois de três quedas consecutivas, a atividade da indústria gaúcha voltou a crescer na passagem de junho para julho, de acordo com o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), que cresceu 3,4%. “Esse movimento é em boa parte influenciado por uma base de comparação deprimida, por conta de cinco retrações nos últimos sete meses, deixando a incerteza de que se trata da esperada retomada ou apenas mais um movimento oscilatório”, avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor Müller.
Na base de comparação, com exceção da massa salarial, que caiu 0,4%, todas as demais variáveis que compõem o IDI-RS mostraram evolução. O faturamento real aumentou 8,1%, com ajuste sazonal, recuperando parcialmente as perdas anteriores; as compras industriais cresceram ainda mais (8,8%), enquanto o nível de emprego ficou estável. As expansões das horas trabalhadas na produção (0,6%) e da utilização da capacidade instalada (1,7%), ainda que em menor intensidade, também avançaram.
Em relação a julho do ano passado, a atividade industrial aumentou 2%. Nesse período, o comportamento dos componentes do índice não foi uniforme. O faturamento (6,1%), as compras (5,5%) e a massa salarial (3,5%) avançaram, enquanto as horas trabalhadas na produção (-1,2%) e a utilização da capacidade (0,6%) instalada seguiram em desaceleração, embora em intensidade inferior à apresentada nos meses anteriores. O emprego, de outro lado, aumentou o ritmo de queda: -2,5%. Os setores industriais que se destacaram positivamente foram Químicos e Refino de Petróleo (9,7%), Produtos de Metal (6,6%) e Móveis e Indústrias Diversas (6%). Já na direção inversa estiveram Vestuário e Acessórios (-11,3%), produtos Têxteis (-9,8%) e Metalurgia Básica (-11,1%).

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.