Bruxismo - Agora Já -

Bruxismo

23 de outubro de 2017

Se você acorda e sente os músculos da sua mandíbula doloridos ou com dores de cabeça frequentes, você pode estar sofrendo de bruxismo (ranger os dentes) ou até mesmo um apertamento dentário com força em excesso. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e na maioria das vezes os dentes são literalmente desgastados, causando também muita sensibilidade. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. Também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM) O bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível barulho de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado. O apertamento dentário, também pode ser diurno, e assim como o bruxismo várias vezes passa depercebido pelas pessoas.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. O dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo. O tratamento é o diagnóstico da causa através de uma anamnese detalhada, e convenientemente o uso da placa miorelaxante, assim como algumas restaurações para recobrir as partes desgastadas nos dentes, pela força extra.

O uso dessa placa é noturno e causa um alívio dos sintomas, assim como um sono mais saudável, onde o indivíduo se sente menos cansado durante o dia e mais disposto. Assim, os fatos mais comuns que podem levar ao bruxismo é o estresse, ansiedade, sistema nervoso, tensão cotidiano. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

O bruxismo deve ser detectado e tratado para não haver agravamento do problema futuramente. Assim, sentindo os sintomas, é de extrema importância uma consulta ao cirurgião-dentista. Cuide de sua saúde!

 

Dra. Caroline de Moura

Cirurgiã-Dentista

CRO: 23.964


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados