Calor aumenta e RS deverá registrar uma média estadual de 39°C nesta terça - Agora Já -

Calor aumenta e RS deverá registrar uma média estadual de 39°C nesta terça

20 de dezembro de 2011

O calor de segunda-feira foi apenas o começo de uma semana que promete algumas das maiores temperaturas do ano no Rio Grande do Sul. Depois dos termômetros superarem os 37°C em Uruguaiana, na tarde de hoje, na terça a máxima projetada na região Oeste é de 39°C.
Uma massa de ar muito seca e quente cobre o Estado. O ar esteve tão seco, na região Oeste, que diversos pontos tiveram umidade à tarde inferior a 15%, o que favoreceu enorme amplitude térmica a ponto de Santa Rosa ter tido mínima de 9,8ºC e máxima de 36ºC.
O ar segue seco na terça e o sol aparece em todo o RS, mas não se pode descartar chuva ou temporais isolados da tarde para a noite. Devido ao extremo calor e ao ar seco, o risco de fogo em vegetação é altíssimo.
Em Porto Alegre, a máxima desta segunda foi de 35,2ºC, registrada na estação da zona Norte do Sistema Metroclima da Prefeitura. Em Belém Novo, sul da Capital, onde a urbanização menor garante tardes menos quentes, a máxima foi de 31,9ºC. Na região metropolitana, a tarde teve 34,7ºC, em Campo Bom; e 34,9ºC, em São Leopoldo.
Na terça, Uruguaiana deverá novamente ter as maiores marcas, com 39°C. Em Santa Rosa, Santa Maria e também na Capital o aquecimento será intenso, com temperaturas superiores a 37°C. Santa Rosa deverá ser campeã da amplitude térmica, novamente, com amanhecer frio e mínima projetada de 13°C.
O calor ganhará muita força também nas demais regiões até quinta, dia que deve ser o mais quente da semana e pode ser o de maiores máximas do ano em diversas localidades, inclusive em Porto Alegre. As máximas na tarde da quinta-feira podem ficar em torno dos 40ºC em parte da Capital e em cidades da Região Metropolitana.
Altas temperaturas que afetam também os países vizinhos. O Centro e do Norte da Argentina tiveram mais de 40ºC nesta segunda. Fez 42ºC em La Rioja. No Uruguai, Bella Unión teve 37ºC. O intenso calor não permite se descartar o risco de temporais bastante localizados da tarde para a noite no Rio Grande do Sul entre hoje e quinta-feira. Chuva, forte em alguns pontos, e temporais isolados afetam a maior parte do Estado entre sexta e sábado.
Panambi registrou ontem a temperatura de 36º C as 16:00 horas. Já na cidade de Condor o termômetro chegou a marca dos 40 graus as 16h22min de ontem.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados