Câmara de Vereadores elegerá nova mesa diretora segunda-feira - Agora Já -

Câmara de Vereadores elegerá nova mesa diretora segunda-feira

9 de dezembro de 2011

Na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, deverá ser realizada a eleição da mesa diretora do Poder Legislativo Municipal para o primeiro semestre de 2012.
Conforme com as tratativas entre os partidos aliados na oposição ao executivo, o ano de 2012 caberá ao PMDB. Desta forma existe a possibilidade de que o vereador Neudi José Colombo(PMDB) seja eleito presidente, com o vereador Germano Hinnah(PMDB) na vice-presidência da Casa. Os demais cargos seguirão o princípio do pluripartidarismo regulamentar.
Acordos e rompimentos:
A composição da mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Panambi vem se caracterizando por sérias controvérsias desde que a atual legislatura foi empossada. Inicialmente, foi prolatado um acordo devidamente assinado entre o PP o Democratas e o PT, prevendo que a presidência do Legislativo seria exercido por vereadores signatários. O primeiro a assumir a presidência da casa foi o ex-vereador Nelson Arno Radmann(Democratas) o qual desempenhou a presidência durante todo o ano de 2009. Por este mesmo acordo, a presidência no ano seguinte 2010, coube ao vereador Leandro Rodrigues Berghahn – Chico do PT.
Neste ano de 2010, no entanto, ocorreu um episódio fora da política (mais precisamente na composição da nova diretoria da SER Panambi) mas que que acabou resultando em profundo desgosto por parte da cúpula do PT contra o PP, culminando com o desfazimento do acordo que tinha sido devidamente assinado pelas três siglas envolvidas (PT-PP e DEM).
Acordo desfeito novo acordo feito:
Houveram muitas discussões sobre esta decisão unilateral do PT de romper o acordo e descumprir com os termos do documento assinado pelo então presidente Natanael Mücke, mas de nada adiantou e foi formalizado outro acordo, desta vez apenas nos termos da “tradição” sem assinatura de documento, o qual envolveu os partidos PT, PSDB e o PMDB estes dois últimos beneficiados com a presidência no primeiro semestre de 2011, para o vereador Ibraim Chagas(PSDB) e no segundo semestre de 2011 para a vereadora Nara Viviane Graeff(PT), enquanto que o PMDB deverá assumir a presidência no ano de 2012, com um vereador em casa semestre.
Colombo assumiria o primeiro semestre e Germano no segundo:
Neste contexto, considerando os rumos que vem sendo seguidos pelo Legislativo concluímos que o vereador Neudi José Colombo(PMDB), deverá mesmo ser eleito para presidir o Legislativo no primeiro semestre de 2012, tendo o vereador Germano Hinnah(PMDB) na vice-presidência, evitando que eventuais desencontros que poderão advir por se tratar de um ano eleitoral possa afetar o exercício da presidência do PMDB durante todo o ano, já que para que possa haver a possibilidade de exercício da presidência particionado em um ano é necessário que haja a renúncia do presidente já que a eleição prevê um mandato de um ano inteiro. Neste raciocínio se o vereador Colombo presidir o legislativo no primeiro semestre e renunciar no segundo, não é obrigatório ao vice-presidente sua renúncia e se o vice-presidente for de outro partido, nunca é bom facilitar as coisas.
Segunda feira a sessão inicia as 19:00 horas: A última sessão legislativa ordinária de 2011 está marcada para iniciar as 19:00 horas, quando a principal pauta será a eleição da nova mesa diretora. As sessões legislativas são abertas ao público.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados