Câmara Municipal de Vereadores de Pejuçara Release da Sessão Ordinária no último dia 06 - Agora Já -

Câmara Municipal de Vereadores de Pejuçara Release da Sessão Ordinária no último dia 06

8 de maio de 2019

Na segunda-feira, dia 06 de Maio de 2019, foi realizada a 11ª Sessão Ordinária do 3º Período Legislativo da 12º Legislatura, presidida pelo Vereador Valdecir Villani, com a presença dos vereadores titulares, com exceção da Vereadora Carina dos Santos Leal Zambra, que está de atestado médico.

A sessão iniciou com a leitura bíblica pelo Vereador Edésio Foletto e posteriormente passou- se para a apreciação e votação da Ata nº 1879-19 da Sessão Ordinária do dia 29 de Abril de 2019, que foi aprovada pela maioria dos vereadores, com um pedido de alteração.

Na sequência o Vereador Secretário João Luiz Valandro fez a leitura das matérias do Expediente do Dia.

Prosseguindo com os trabalhos o Presidente Valdecir Villani concedeu a palavra aos vereadores inscritos para se manifestar no Grande Expediente.

Usaram a palavra os seguintes vereadores:

João Martins: Se manifestou sobre os projetos em pauta, da importância da câmara mais uma vez poder homenagear pessoas que colaboraram com Pejuçara, a grandeza de prestigiar a pessoa em vida. Falou sobre a necessidade de vagas de estacionamento reservado para idosos e pessoas com deficiência em locais públicos, como mercado, hospital e escola.

Cerineu Mantovani: Manifestou-se sobre os projetos em pauta, que em um período curto não é fácil escolher apenas uma pessoa e que se destacam as vezes pessoas que fazem muitas vezes trabalhos simples que não se destacam tanto mas são de uma grande importância. A nível Federal, falou sobre o corte de verbas na educação. Reflete que a maioria dos Institutos Federais estão consolidados e existe uma necessidade de cada vez mais aumentar o repasse e não de diminuir. Afirma que o Brasil é o país que menos gasta com estudantes universitários.

Eliane Luiza de Moura Zamberlan: Falou sobre a questão do corte de verbas na educação a nível federal. A vereadora compreende que para tudo tem dois lados da questão. Que é necessário ter universidades federais, porém em alguns casos realmente há universidades precisam ter readequações que não as prejudiquem. Também fez menção ao CEPIB, sobre novas oficinas. Parabenizou o Departamento de Cultura pelo Calendário Municipal de Eventos. Parabenizou o evento no Bairro Renascer. Parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pela campanha da vacina. Destacou o trabalho da Nota Fiscal Gaúcha e Educação Fiscal. Manifestou-se sobre os projetos em pauta, é a favor de prestigiar as pessoas em vida e que o Título de Cidadão Honorário é um título muito importante.

Valdecir Villani: Manifestou-se sobre os projetos em pauta, lembrando sobre o mês do aniversário do município, onde inclui a Sessão Solene da Câmara de Vereadores. Escolher uma pessoa para indicar este título se torna difícil pois mais de uma pessoa certamente merecia, porém cada bancada tem seus critérios. Parabenizou o CTG Pealo da Amizade pela troca de patronagem, destacando o trabalho do Patrão Gabriel Portella nesses últimos anos, eventos sempre de casa cheia e também desejando êxito ao novo Patrão Jacinto Villani. O vereador lembrou também da parceria entre CTG e Administração com o Rodeio. Se surpreende com o crescimento das universidades nesses últimos anos, principalmente em número de acadêmicos. Comentou sobre o corte de verbas da educação para as faculdades federais. Devemos colocar em mente que todos os setores e departamentos tiveram cortes nos seus recursos, há uma crise visível na economia federal, é difícil porém deve-se adaptar nesta questão.

Votações:

Foram votados os seguintes projetos:

De autoria do Poder Executivo

Projeto de Lei 1.968/2019: Altera a redação do art. 1º da Lei Municipal nº 2.015, de 13 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre o parcelamento de dívida ativa.

De autoria da Mesa Diretora da Câmara:

Projeto de Resolução nº 102/2019: Autoriza a Câmara de Vereadores conceder Título de Cidadão Honorário.

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Deu entrada no Expediente e permanece tramitando para apreciação dos vereadores o

Balancete de despesa da Câmara do mês de Abril de 2019.

Após a discussão e votação das matérias, o Presidente Valdecir Villani concedeu a palavra aos vereadores inscritos para se manifestar em Explicações Pessoais.

Se manifestou no espaço a Vereadora Eliane de Moura Zamberlan, parabenizando a todas as mães pelo Dia das Mães e também parabenizou Rádio Pejuçara aos 5 anos de funcionamento.

O Presidente Valdecir Villani encerrou os trabalhos informando que a próxima sessão será realizada no dia 13 de maio de 2019, às 19 horas.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados