Chile tem eleições presidenciais neste domingo - Agora Já -

Chile tem eleições presidenciais neste domingo

Foto:
16 de novembro de 2013

Os chilenos vão às urnas neste domingo. O país tem eleições gerais, em que a ex-presidente Michelle Bachelet é favorita absoluta para voltar ao cargo, com um ambicioso plano de reformas econômicas e da Constituição herdada da época do ditador Augusto Pinochet. Com 47% das intenções de voto, ela pode vencer no primeiro turno. Dos seus oito adversários, a melhor colocada é a ex-ministra de direita Evelyn Matthei, com 14%.

Durante os três meses de campanha eleitoral no Chile, os nove candidatos que disputam a sucessão do presidente Sebastián Piñera repercutiram as manifestações que tomaram as ruas do país nos últimos dois anos. Estimulada pelos estudantes, a população tem exigido mudanças em áreas que sofreram com grandes diferenças sociais nos últimos 20 anos. “Não há incerteza sobre quem será a nova presidente do Chile, já que todas as pesquisas indicam que será Michelle Bachelet, a menos que algo extraordinário aconteça”, diz o especialista em eleições Mauricio Morales.

Voto facultativo

Mais de 13 milhões de chilenos estão habilitados a votar no domingo. A eleição marca a estreia, no pleito presidencial, do voto facultativo, que mudou o antigo sistema, no qual a inscrição eleitoral era voluntária, mas que, uma vez inscrito o eleitor, o voto se tornava obrigatório. Não existem projeções exatas sobre o número de eleitores que comparecerão às urnas. As estimativas apontam para entre sete e nove milhões de pessoas.

 

Fonte: Correio do Povo


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.