Cidades como Erechim, Ametista do Sul e Cambará do Sul podem ter tempestade ao longo do dia
A quinta-feira (2) dos gaúchos será marcada pela chegada de novas áreas de instabilidade. De acordo com a Climatempo, há previsão de queda de pancadas de chuva durante o dia na metade oeste e norte do Rio Grande do Sul.
Há um alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mais brando entre os níveis de atenção, com indicativo de potencial de perigo para ocorrência de tempestade no extremo norte do Estado. O comunicado, válido até as 10h, abrange cidades como Erechim, Ametista do Sul e Cambará do Sul.
Na Serra, a quarta será de céu mais encoberto, com possibilidade de chuvas isoladas à tarde.
Nas demais regiões, como Campanha, Costa Doce, Região Sul, dos Vales, e Metropolitana de Porto Alegre, o sol deve aparecer entre muitas nuvens, mas sem precipitação.
A temperatura começa amena pela manhã e começa a subir ao longo do dia. De acordo com a Climatempo, a tendência é que a sensação térmica seja confortável. A máxima não passa dos 26ºC no território gaúcho.
Na sexta-feira (3), o cenário muda: a instabilidade se intensifica e a chuva se espalha por todas as regiões do Estado, podendo ser forte em alguns pontos, com risco de temporais localizados.
Em Porto Alegre, segundo a Climatempo, a chuva chega no meio da manhã e ganha força à tarde. Na Serra, o tempo permanece instável, com pancadas a qualquer hora.
A temperatura apresenta uma leve queda em relação ao dia anterior.
O sábado (4) começa com instabilidade na metade norte, onde há previsão de chuvas entre a madrugada e a manhã, com possibilidade de forte intensidade. No restante do Estado, o que inclui Campanha, Sul, Costa Doce e Centro, pode ocorrer chuvisco isolado à tarde.
Contudo, ao longo do dia, a chuva ameniza e os índices nos termômetros voltam a subir, com o calor e o abafamento predominando em todo o território gaúcho, impulsionado pela intensificação de ar quente vindo do norte do país.
Fonte : GZH