Rodadas iniciais da competição serão decisivas para o técnico realizar os primeiros testes
Foto: Tiaguinho é um dos nomes que tem agradado Luís Castro na pré-temporada.
Lucas Uebel / Grêmio,divulgação O Gauchão começa para o Grêmio neste sábado (10). A partida contra o Avenida, às 21h, em Santa Cruz do Sul, será a primeira amostragem do time treinado por Luís Castro e pode marcar um recomeço ou uma grande oportunidade para alguns jogadores do elenco. Historicamente, o Estadual é o momento de testes, em que muitos atletas se firmam entre os titulares.
No Tricolor, ficou definido que o time irá começar o Gauchão com os jogadores que estiverem em melhores condições físicas. Por mais que o clube tenha pouco tempo de treino, já que se reapresentou em 2 de janeiro, a ideia é ter um esboço de equipe titular nas primeiras rodadas para facilitar a compreensão da metodologia de trabalho de Castro.
Na mesma linha, o português costuma trabalhar com jogadores oriundos da base, o que indica a possibilidade de alguns garotos serem escalados nas primeiras rodadas do Estadual. É a chance para brigar por vagas em uma equipe que terá o calendário cheio em 2026. Além do Gauchão, o Grêmio terá pela frente Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Zero Hora apresenta cinco nomes que devem ser utilizados na largada do Estadual e que podem ganhar espaço com Luís Castro.

Em 2025, o goleiro de 25 anos disputou apenas 14 jogos e foi ofuscado por Tiago Volpi, que não conquistou o torcedor. Para esta temporada, a nova comissão indica que Gabriel Grando terá mais oportunidades e será o titular da posição na largada do ano. Ele inclusive teve o contrato renovado até dezembro de 2029, o que mostra uma valorização do atleta no clube.
Como Volpi foi autorizado a procurar uma nova equipe, o Grêmio irá ao mercado para contratar outro jogador da posição. Não está garantido que Grando será o titular da temporada, mas é o nome escolhido por Castro para começar o ano gremista.
— Grando, enfim, terá uma sequência suficiente para derrotar a desconfiança com o qual goleiros formados na base do Grêmio convivem. Ele já teve, é verdade, duas sequências como titular, mas nunca foi dito para ele, como agora, que jogasse como dono do lugar. O Grêmio procura um nome badalado para começar o time, mas até lá o lugar será de Grando, assim como o tempo para mostrar que o Grêmio, talvez, possa economizar esse dinheiro. Um clube que formou e não usou Cássio e Léo Jardim precisa tirar lições disso — ressaltou Leonardo Oliveira, colunista de Zero Hora.

Fora o novo treinador, o lateral-esquerdo é o único reforço anunciado pelo clube gaúcho até o momento. Apesar do pouco tempo em Porto Alegre, Caio Paulista ganhou força para começar o Gauchão como titular após a notícia de que Marlon não estará disponível na primeira rodada. O jogador ainda se recupera de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda na última rodada do Brasileirão.
Caio Paulista veio por empréstimo do Palmeiras, mas na última temporada defendeu o Atlético-MG sob os mesmos moldes. O jogador não agradou em 2025 e viveu a principal temporada em 2023, quando foi titular do São Paulo, campeão da Copa do Brasil. Sem Marlon, que só deve retornar a partir da segunda rodada, o principal concorrente é o jovem Viery, zagueiro que já atuou improvisado na lateral esquerda. Lucas Esteves não está nos planos do clube e será negociado.

Talvez seja o nome mais aguardado pelo torcedor gremista. Com apenas 17 anos, já é tratado como uma das grandes promessas do clube nos últimos anos, muito pelo que fez recentemente nas equipes sub-17 do Grêmio e da Seleção Brasileira. Em 2025, foi titular do Brasil na Copa do Mundo da categoria e chamou a atenção ao bater um pênalti de cavadinha na fase eliminatória.
O fato é que Tiaguinho impressionou Luís Castro nos primeiros treinos do ano. Existe a possibilidade do jovem furar a fila entre os jogadores de meio campo. Na base, ele costumava ser segundo volante, mas também já jogou como armador. A expectativa pelo futuro do jogador é do tamanho da sua multa rescisória: 100 milhões de euros (cerca de R$ 625 milhões).
— O desafio do Tiaguinho é que, à frente dele, há o Arthur. Os dois ocupam o mesmo espaço no campo. Porém, a ausência de um meia afirmado nesse começo de temporada pode fazer com que Tiaguinho dê dois passos à frente e seja testado ali. Não é o melhor lugar para ele, que gosta de vir de trás e ver o campo de frente, mas há qualidade para desempenhar a função — destacou Leonardo Oliveira.

Ao lado de Wagner Leonardo, formou a dupla de zaga do Grêmio nas últimas rodadas do Brasileirão do ano passado. Como Kannemann não vem de bom momento, Balbuena retorna de lesão e Viery e Luis Eduardo são menos experientes, o defensor de 23 anos ganha força entre os zagueiros do elenco.
Outro aspecto que o coloca em vantagem para esta ao lado de Wagner Leonardo é a qualidade com a bola nos pés em relação aos concorrentes, e a presença no campo de ataque, principalmente em lances de bola parada. Com 1m91cm, Gustavo Martins costuma levar vantagem pelo alto.

O chileno de 23 anos ainda não justificou o investimento gremista de R$ 18,9 milhões, na metade de 2024. Em 2025, foram apenas cinco gols e uma assistência em 37 jogos. Contudo, no começo desta temporada o ponta vira alternativa para Luís Castro no lado direito do campo, justamente o oposto do que costuma jogar.
O treinador português costuma escalar seus times com extremos e tem na esquerda Amuzu e Willian como principais candidatos à titularidade. Como Tetê e Enamorado ainda não foram anunciados, a disputa no lado direito tem Pavon como principal concorrente de Aravena. O chileno foi testado no setor às vésperas da estreia no Gauchão e tem chances de iniciar como titular.
O Grêmio estreia no Gauchão neste sábado (10), às 21h, fora de casa, contra o Avenida. A partida terá cobertura da Rádio Gaúcha e de GZH. SporTV e Premiere anunciam a transmissão em imagens.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065