Cada prefeitura receberá R$ 30 mil para aquisição de testes rápidos
Os recursos foram encaminhados para os municípios que registram elevação da população nos meses de verão, como os do Litoral, da Serra e da Fronteira, devido ao fluxo de turistas, além daqueles com mais de 100 mil habitantes.
Os repasses — R$ 30 mil por município —, permitirão às prefeituras manter pontos de realização de testes rápidos, independentemente de a pessoa apresentar sintomas da doença, e em locais de grande movimento.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, o teste de antígeno é uma forma eficaz e barata de rastreamento.
— Precisamos dar todas as condições aos municípios, neste momento de maior circulação de residentes e não residentes do Estado, de detectar em tempo oportuno os casos que possam ser assintomáticos e sensibilizá-los da necessidade de permanecerem isolados — disse.
Nas últimas semanas, pelo menos quatro municípios do Litoral Norte registraram um aumento significativo de novos casos de covid-19. Nas unidades básicas de saúde de Capão da Canoa, Tramandaí, Xangri-Lá e Imbé tem sido observada grande procura por atendimento médico devido a sintomas gripais. Também há dificuldade para agendamento de testagem para coronavírus em farmácias e laboratórios.
*GaúchaZH