Com novas doses, RS completará vacinação dos quilombolas e pode ampliar para idosos a partir de 69 anos - Agora Já -

Com novas doses, RS completará vacinação dos quilombolas e pode ampliar para idosos a partir de 69 anos



Secretaria da Saúde confirmou que todas as doses serão usadas para a primeira aplicação

Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS
22 de março de 2021

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) estabeleceu quais serão os grupos prioritários que receberão as 36.250 doses das vacinas Astrazeneca/Fiocruz e as 285.800 doses da Coronavac/Butantan entregues no último sábado (20). Os municípios deverão completar a vacinação dos idosos entre 75 a 70 anos, dos quilombolas e ainda iniciar a aplicação das doses para 34% dos idosos com 69 anos.

Conforme a secretaria, as prefeituras que completarem a vacinação dos grupos determinados e ainda restarem doses poderão seguir imunizando um grupo maior de pessoas a partir dos 69 anos ou até mesmo de idades imediatamente inferiores.

A definição ocorreu neste domingo (21) em reunião envolvendo a SES e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). No encontro, também ficou determinado que todas as 322 mil doses serão destinadas para a primeira aplicação.

Mais cedo, o Ministério da Saúde emitiu uma nota orientando os Estados a utilizarem todas as vacinas em função da confirmação de entregas semanais pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan.

A distribuição das doses ocorrerá na tarde desta segunda-feira (22). A secretaria ainda está definindo como será a logística de transporte e quantas doses serão encaminhadas para cada Coordenadoria Regional.

Em nota, a prefeitura de Porto Alegre informou que pretende ampliar as faixas etárias para vacinação nesta semana, mas ainda não há uma definição sobre o cronograma.

“Foram debatidas várias hipóteses, considerando inclusive viabilizar a imunização para até 69 anos de idade, talvez até o final da semana que se inicia ou início da próxima. Por enquanto, segue o plano de vacinar idosos acima de 73 anos a partir desta segunda-feira, com ampliação gradativa das faixas a partir das definições que ainda serão anunciadas”, disse a prefeitura.

 

*Fonte: GaúchaZH


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.