Começam os interrogatórios da Operação Rodin - Agora Já -

Começam os interrogatórios da Operação Rodin

16 de novembro de 2011
Começou por volta das 13h30min, na sede da Justiça Federal de Santa Maria, o interrogatório do primeiro dos 32 réus da ação criminal da Operação Rodin. No momento, o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Sarkis, que é suspeito de participação no suposto esquema, está sendo interrogado pela juíza federal Simone Barbisan Fortes. Ainda hoje, outro réu, Ferdinando Fernandes, sócio da Pensant –empresa terceirizada suspeita de participar do possível esquema – também deve ser ouvido pela Justiça.
Em suas primeiras declarações, Sarkis se disse inocente de todas as acusações e disse estar sendo “alvo” dessa denúncia. A ação criminal envolve 32 réus que respondem por crimes como peculato, formação de quadrilha, corrupção, falsidade ideológica, eliminação de documentos, extorsão, concussão (exigir dinheiro ou vantagem em razão da sua função) e crimes da lei de licitação. Nem todos os acusados respondem pelos mesmos crimes.
A operação completou quatro anos no início do mês e se transformou no maior processo criminal da Justiça Federal gaúcha. Além da ação principal, outras cinco relacionadas à suposta fraude, estimada em R$ 44 milhões, tramitam na Justiça. A operação da Polícia Federal, deflagrada 2007, já levou para o banco dos réus 78 pessoas.
A ação principal da Rodin, da qual fazem parte os réus de hoje, partiu de uma denúncia do Ministério Público Federal ocorrida em maio de 2008, com base em investigações iniciadas em 2007. A Operação Rodin, que apurou desvios no Detran, foi desencadeada pela PF em novembro de 2007 e resultou na prisão temporária de 13 pessoas. A Rodin apurou que mais de R$ 44 milhões teriam sido desviados do Detran entre 2003 e 2007. Fundações ligadas à UFSM foram contratadas sem licitação pelo Detran para a realização de exames de motorista e teriam subcontratado empresas para fazer os serviços, que seriam superfaturados.
CLICRBS.COM

Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados