Conselho Tutelar de Panambi representado no XI Congressul em Porto Alegre. - Agora Já -

Conselho Tutelar de Panambi representado no XI Congressul em Porto Alegre.



Evento reuniu Associações do RS, SC e PR e o Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, de 15 a 18 de novembro

Foto:
18 de novembro de 2021

Os Conselheiros Tutelares da cidade de Panambi/RS, Paola Ramos e Rudimar Moura, participam de 15 a 18 de novembro, do XI CONGRESSUL –  Congresso Sul Brasileiro de Conselheiros Tutelares dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que se realiza de dois em dois anos. Neste ano de 2021, o local é o Auditório do Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, na Capital do Estado.

Participam conselheiros tutelares dos três estados do sul, além de representantes de todo o Brasil, como dos estados de Roraima, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, dentre outros.

O Congresso constou com renomados palestrantes que estão em busca de divulgar a legalidade do trabalho do Conselho Tutelar e fortalecer esses Conselheiros a seguir na legalidade, sem usurpar a sua função.

Dentre os palestrantes, estiveram presentes o Promotor de Justiça do Estado do Paraná, Murilo José Digiácomo – da 1ª Vara Civel da Comarca de Curitiba e da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, com vasto conhecimento na área da Infância e Juventude e das atribuições do Conselho Tutelar e toda a rede de proteção, constando ainda com palestra e capacitação de Maurício Cunha, Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com Maduca Lopes, ex Conselheira Tutelar, educadora e atualmente palestrante na área da Infância e Juventude, levando para todo o Brasil conhecimento sobre a atribuição do Conselho Tutelar e demais integrantes da Rede de Proteção. O Congresso constou ainda com as Associações dos Estados do RS, SC e PR e com o Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares.

Os Conselheiros Tutelares, Paola e Rudimar, informam que as palestras de capacitação e a troca de ideias, veio para fortalecer ainda mais o Colegiado de Panambi/RS, pois vem em harmonia com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CT de Panambi, o qual, está trabalhando de forma correta e dentro da legalidade, buscando sanar aqueles vícios errôneos sobre a atribuição do Conselho Tutelar, que vem de anos, mas que aos poucos está sendo sanado. Salientam que vem explicando, conversando e divulgando essa atribuição dentro da legalidade para toda a sociedade e demais órgãos que fazem parte da Rede de Proteção, pois não há mais espaço para Conselho Tutelar “ao meu modo”, Conselheiros que usurpavam sua função e muitos que assim, ainda o fazem em todo o território nacional, e que sim, trabalhando dentro da legalidade, quem se beneficia é a Infância e Juventude.

O Conselho Tutelar busca fortalecimento para que a Rede de Proteção efetue seu trabalho de forma correta, cada um fazendo o seu papel dentro da legalidade e principalmente buscando políticas públicas para a área da Criança e Adolescente, pois eles representam o futuro.

 

Programação

15 de novembro – Segunda-Feira

16h00min: Credenciamento

18h00min: Solenidade de Abertura

19h00min: Leitura e aprovação do Estatuto do Congressul

19h30min: Conferência Magna

 

16 de novembro – Terça-Feira

08h30min: Mesa temática – Desafios da educação pós pandemia (Paraná)

09h30min: Mesa temática- – A Atribuição de Fiscalizar, do Conselho Tutelar (Santa Catarina)

10h30minEscuta Protegida (RS)

12h00min: Intervalo para almoço

14h00min: Mesa temática-Conselho Tutelar e Rede de Proteção (RS)

15:00– organização de Trabalho do Conselho Tutelar (Santa Catarina)

16:00: Imigrantes e povos tradicionais (Paraná)

17h00min: Debate

17h30min: Encerramento

 

17 de novembro – Quarta-Feira

09h00min Mini Cursos

1-O protagonismo do Conselho Tutelar na Articulação do sistema de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e a Utilização do SIPIA CT

2 -Família Acolhedora

3 -Serviço de fortalecimento de vínculos

4 – PPCAM Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de morte (RS

5 – Saúde e proteção ao nascituro

6 – Violência doméstica e intrafamiliar. – Violência contra a criança, o adolescente

 

7 – Ato infracional praticado por crianças e adolescentes

12h00min: Intervalo almoço

14h00min:  Debate dos Minicursos

 

18 de novembro  – Quinta-Feira

09h00min: audiência Publica Lei Geral

10h30min: Assembleia Geral 11° CONGRESSUL

12h00min Almoço

13:30 Ato 18 de Maio e encerramento.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.