Conselho Tutelar Panambi - Agora Já -

Conselho Tutelar Panambi

11 de setembro de 2018

PEDOFILIA! NÃO É PROBLEMA MEU… É PROBLEMA NOSSO!

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime!

O que é pedofilia? É um problema muito maior do que imaginamos. Os casos de pedofilia denunciados não devem representar mais do que dez por cento dos abusos sofridos. Por que estou trazendo esse assunto para reflexão? Pela gravidade do fato em si e pelas graves repercussões causadas na mente dos abusados e nas relações familiares. Esse trauma desenvolve um adoecimento mental em cascata, pois quando os abusados crescem, provavelmente, terão dificuldades de aproveitarem a vida afetiva e sexual, bem como de relacionarem-se intimamente com as pessoas.

Tanto meninas como meninos podem ser vitimas, mas as meninas são as maiores vítimas. A criança, além de sofrer pelo abuso, sofre também em decorrência do temor de revelar esse terrível segredo, pois o abusador, geralmente faz ameaças para que não revele a ninguém. Outra dificuldade presente decorre do temor da criança de revelar o abuso e não acreditarem nela.

Quando consegue contar o trauma ocorrido corre o risco de a mãe ou o pai não acreditar que outro adulto próximo estaria abusando-a. O pior é quando a criança escuta do(s) pai(s) que ela também foi responsável pelo abuso, pois sua maneira de ser, falar ou vestir-se provocou o abusador. Esse tema tem sido alvo de muita divulgação e discussão, mas os pedófilos estão presentes no nosso dia a dia e não conseguimos perceber suas presenças, já que, na maioria das ocorrências, são pessoas muito próximas e bastante dissuadidas.

O código penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. Conforme o artigo 241-B do ECA é considerado crime, inclusive, o ato de “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.”
Pedófilos costumam usar a Internet pela facilidade que ela oferece para encontrarem suas vítimas. Nas salas de bate-papo ou redes sociais eles adotam um perfil falso e usam a linguagem que mais atrai as crianças e adolescentes. Por isso é muito importante não divulgar dados pessoais na Internet, como sobrenome, endereço, telefone, escola onde estudam, lugares que frequentam, e principalmente cuidar com as fotos, que podem acabar nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Como posso saber quem é pedófilo? Infelizmente não é fácil reconhecer um pedófilo. Isso porque geralmente é uma pessoa, aparentemente “comum” e não possui características físicas que as diferenciem de outras pessoas. O pedófilo, em sua grande maioria homens, é uma pessoa adulta que sente atração sexual por crianças e adolescentes, podendo ou não haver contato físico. Mas, o que os pedófilos possuem em comum são alguns comportamentos, com os quais todas as crianças e adolescentes devem tomar cuidado e desconfiar. O pedófilo pode ser alguém muito próximo de você, como um familiar, um conhecido, um vizinho e também alguém desconhecido que se aproxima de crianças/adolescentes por meio da internet (redes sociais, por exemplo).

Alguns desses comportamentos são:
• Gostam de ficar sozinhos com crianças ou adolescentes, sendo muito atenciosos e sedutores.
• Gostam de fazer “amizade” com criança/adolescente.
• Sempre procuram agradar sua vítima com presentes, elogios e promessas.
• Em suas casas possuem vários objetos, jogos, guloseimas para agradar crianças e adolescentes.
• Procuram fazer carinho nas partes íntimas de crianças e adolescentes.
• Sempre pedem para guardar segredo e nunca contar nada a ninguém sobre seus comportamentos.
• Às vezes, ameaçam a criança/adolescente, algo ou alguém de que goste muito, caso não ceda às suas vontades.
• Pedem para filmar ou tirar fotos de criança/adolescente, com pouca ou nenhuma roupa e pedem para fazer poses sensuais.
Essas são algumas dicas importantes. Caso desconfie de algo ou alguém, conte para um adulto em que confie. Lembre-se que a criança/adolescente é sempre vítima! Se existe um culpado, esse é sempre o pedófilo!
Para denunciar:
• Conselho Tutelar da sua cidade;
• Policia
• Disque 100 – Ligue para o número 100, do Disque Denúncia Nacional, subordinado à Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. A ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, num prazo de 24h;
• É possível também enviar uma mensagem para a Secretaria Especial dos Direitos Humanos no e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Paola Ramos
Coordenadora Conselho Tutelar Panambi/RS


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados