Cruz Alta foi sede do 14º Seminário Regional de Trânsito - Agora Já -

Cruz Alta foi sede do 14º Seminário Regional de Trânsito

Foto:
25 de outubro de 2012

Foi realizado na quinta-feira (25) no Salão Nobre da Unicruz-Centro em Cruz Alta, o 14º Seminário Regional de Trânsito – “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito”.

Promovido pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo Alto Jacuí esta modalidade é uma realização do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, sendo este uma iniciativa do Gabinete do Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr, Beto Grill.

O evento contou com o prestígio de autoridades civis e militares, tais como o representante do Vice-Governador Beto Grill, Tenente-Coronel Ordeli Saveda Gomes, o Prefeito Municipal de Cruz Alta, Sr. Vilson Roberto Bastos dos Santos, o Comandante do CRPO/Alto Jacuí, Tenente-Coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte, a Reitora da Unicruz, Professora Doutora Elizabeth Fontoura Dornelles, a Promotora de Justiça do Estado, Dra. Carolina Sanfelice Mariane e o Assessor de Gabinete do Vice-Governador Sr. Bonifácio Bróbio.

Participaram deste Seminário, representantes de 31 municípios da região, através de autoridades de trânsito que se personificaram em comandantes de frações militares e dirigentes de trânsito das prefeituras dos quais destacamos: o Comandante do 39º BPM de Palmeira das Missões, Tenente-Coronel Jerônimo Ferreira Barbosa, o Comandante do 16º BPM de Cruz Alta, Major Paulo Roberto Lima do Nascimento, o Comandante da Cia da BM de Panambi, Capitão Jederson Evandro de Oliveira Dill, o Comandante da 2ª Cia da Polícia Rodoviária Estadual de Cruz Alta, Capitão Diogo Lopes; o Comandante da BM de Pejuçara, Sargento Nelci Antonez Perchin; o Comandante da BM de Condor, Sargento Régis Fiorio, a Autoridade de Trânsito de Condor, Dr. Rodrigo dos Santos, o Diretor do DMT de Cruz Alta, Mario Sérgio Oliveski, o Diretor do DMT de Panambi, Claudinei Maciel, o Gerente da Sest/Senat, Carlos Dortz Backer; representante da Consepa, Valderez Garcez, o Diretor de Trânsito de 15 de Novembro, Jackson Kempt, o Cooredenador de Trânsito de Tupanciretã, Sr. Jader Schmidt Gaklik, e não poderia deixar de citar uma verdadeira lenda viva da luta por um trânsito melhor no Rio Grande do Sul que é o Sr. Walderez Garcez, 76 anos o qual reside em Osório, mas percorre todo o Estado a mais de seis décadas difundindo e prestigiando ações de respeito ao trânsito. Hoje seu Walderez Garcez é Coordenador do Grupo de Análise Reconstrução e Prevenção de Acidentes da Concepa.

O Seminário de Trânsito iniciou as 08h00min com a recepção dos participantes, credenciamento e “Welcome Coffee”. As palestras iniciaram as 09h00min, com a apresentação do painel 1 que foi desenvolvimento pela Dra. Carolina Sanfelice Mariani, Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como mediador o Tenente-Coronel Ordeli Saveda Gomes, Assessor do Vice-Governador, cujo tema discorrido foi “Crimes de Trânsito”. O segundo painel 2, tratou de Legislação de Trânsito, o qual teve como palestrante o Tenente-Coronel Ordeli Saveda Gomes e como mediador o Sr. Bonifácio de Bróbio.

Na parte da tarde iniciaram os trabalhos com uma apresentação do Painel 3 que versou sobre “Isolamento e Preservação de Local de Crime” enfatizando uma Visão Geral das Provas de Locais de Crimes, cuja apresentação foi do Dr. Rafael Sshilling Crivellaro, Engenheiro e Perito do Instituto Geral de Perícias do RS, recomendando procedimentos importantes a serem adotados para preservar provas e indícios nos locais de acidentes.

A Seguir foi realizada a apresentação do 4 Painel, “Municipalização de Trânsito, com a preletora Dra. Renata Elisabeth Becher, coordenadora de trânsito da Federação de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, tendo como mediador o Ten-Cel Ordeli Savedra Gomes.

O painel 5 foi relativo a “Questões Comportamentais – Instituto Zero Acidente”, proferido pela Sra. Arilcéia Viana, Consultora do Instituto Zero Acidente, tendo como mediador o Sr. Bonifácio Bróbio.

O último painel do Seminário foi apresentado pelo Tenente-Coronel, Assessor do Vice-Governador do Estado, Tenente-Coronel Ordeli Savedra Gomes, dissertando sobre Legislação de Trânsito, assunto este que também teve como mediador o Sr. Bonifácio Bróbio.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.