De Três Passos, Primeira Prenda Mirim do RS se preparou por dois anos até conquistar título - Agora Já -

De Três Passos, Primeira Prenda Mirim do RS se preparou por dois anos até conquistar título



Jovem de 12 anos faz parte do CTG Missioneiro dos Pampas desde criança. Preparação começou há dois anos e provas incluíram etapas escritas, orais e artísticas

Foto: Aos 12 anos, Rayani recebeu o título de 1ª Prenda Mirim do Estado. Arquivo Pessoal / Divulgação
23 de julho de 2024

Entre os nove nomes anunciados na 53ª Ciranda Cultural de Prendas está Raiany de Freitas, moradora de Três Passos, na Região Noroeste, que se tornou a nova Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul.

Da Região Norte, se destacaram ainda Edilene Martins Magalhães como Terceira Prenda do RS, de Palmeira das Missões; Manuella Tabaczinski Portela, Segunda Prenda Juvenil do RS, de Erechim, e Victória Luiza Copatti Lauermann, Terceira Prenda Mirim do RS, de Sananduva.

Aos 12 anos, Raiany vai representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ao lado das prendas da gestão 2024/2025. De Três Passos, ela faz parte do CTG Missioneiro dos Pampas, da 20ª Região Tradicionalista (RT), desde os oito anos de idade.

Para chegar ao primeiro lugar, a menina passou por provas escritas, orais e artísticas, nas quais os jurados avaliaram o conhecimento da história e geografia do Rio Grande do Sul, além do tradicionalismo e folclore. Raiany conta que leu 11 livros para se preparar para a prova.

— Eu estou me preparando desde 2022, quando participei da ciranda interna e me tornei a 1ª Prenda Mirim do CTG Missioneiro dos Pampas. Em seguida iniciei os estudos para participar do evento regional, onde também conquistei o título de 1ª Prenda Mirim da 20ª RT. Em seguida já iniciei os estudos para a prova estadual, que é mais difícil — conta.

A etapa é mais concorrida pois reúne as representantes de todas as regiões tradicionalistas do RS. Dessa forma, a preparação é intensa.

Sérgio Torres / Produções RP/Divulgação
A nova gestão de prendas do Rio Grande do Sul. Raiany é a de vestido amarelo. Sérgio Torres / Produções RP/Divulgação

Na prova de comunicação oral, por exemplo, a avaliação estava relacionada à capacidade das concorrentes de se expressarem com fluência, de forma correta e respeitando as características regionais.

Para a categoria mirim, a prova oral tinha como tema brinquedos ou brincadeiras folclóricas. Rayani escolheu o cavalinho de pau, brinquedo que marcou a sua vivência desde criança.

Para as provas artísticas, as candidatas poderiam optar entre cantar, tocar ou declamar temas e ritmos gaúchos. Elas também tiveram que executar danças tradicionais e de salão gaúchas.

“Alegria que não cabe no peito”

Através de muito estudo e paixão pela tradição gaúcha, Rayani descreve a conquista como “uma alegria que não cabe no peito”.

— Não consigo explicar o tamanho da felicidade que estou sentindo, além do carinho que tenho por todas as pessoas que me ajudaram a conquistar esse título. Como 1ª Prenda Mirim quero divulgar ainda mais a nossa cultura para as pessoas que não conhecem a nossa tradição — afirma a prenda.

O coordenador da 20ª Região Tradicionalista, Army João Voos Júnior, comenta sobre a conquista e a importância dos longos anos de trabalho e investimentos em estudos. Ele acredita que o apoio dos pais é fundamental para a dedicação dos jovens com o movimento.

— Há muito tempo de estudo envolvido e é extremamente importante esse apoio dos pais, eles que deram essa oportunidade para os filhos. Essa conquista significa bastante para nós, pois isso faz com que a gente acredite estar no caminho certo — disse o coordenador.

Além da categoria mirim, representantes das categorias adulta e juvenil também foram escolhidas durante a 53ª Ciranda Cultural de Prendas. Confira os resultados:

Adulta

  • 1ª Prenda: Isabella Nunes da Silva (CTG Estância da Serra, de Osório)
  • 2ª Prenda: Julia Calvi Da Silva (CTG Sangue Nativo, de Parobé)
  • 3ª Prenda: Edilene Martins Magalhães (CTG Galpão Da Boa Vontade, de Palmeira das Missões)

Juvenil

  • 1ª Prenda: Laís Boff Seitz (DTG Polivalente, de São Jerônimo)
  • 2ª Prenda: Manuella Tabaczinski Portela (CTG Sentinela da Querência, de Erechim)
  • 3ª Prenda: Amanda Bissani Tonial (CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis)

Mirim

  • 1ª Prenda: Raiany de Freitas (CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos)
  • 2ª Prenda: Cecília Feil Schmidt (DTG Polivalente, de São Jerônimo)
  • 3ª Prenda: Victória Luiza Copatti Lauermann (CTG Doze Braças), de Sananduva
Fonte : GZH 
Foto : Arquivo Pessoal / Divulgação

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados