Foto: O Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou nesta terça-feira, 2 de dezembro, as reportagens e séries finalistas do Prêmio MPRS de Jornalismo 2025. Os vencedores da 27ª edição serão conhecidos no dia 11 de dezembro, às 9h30, em evento na sede institucional (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80), em Porto Alegre.
O prêmio é uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça em parceria com a Associação do Ministério Público, Fundação Escola Superior do Ministério Público, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Associação Riograndense de Imprensa.
OS FINALISTAS
Os nomes dos finalistas, divididos por categorias, estão em ordem alfabética, e a divulgação dos primeiros e segundos lugares ocorrerá no evento de premiação.
Categoria Especial: Inteligência Artificial no MPRS
Airton Lemos (Rádio Acústica FM)
Ermilo Drews (Grupo Sinos)
Categoria Prevenção e Enfrentamento à Violência
Carina Dourado e equipe (TV Brasil) com reportagem sobre os riscos da internet para os jovens e a importância da atenção dos pais, da responsabilização das plataformas e do preparo das escolas.
Cristine Gallisa e equipe (Rede Globo/RBS TV) com reportagem sobre iniciativas para evitar abusos contra crianças e adolescentes online, entre elas o projeto Sinais do MPRS, que monitora a radicalização de jovens na internet.
Categoria Criminal, Acolhimento a Vítimas e defesa da moralidade administrativa
Fabiana Reinholz (Brasil de Fato RS) com matéria que aborda o julgamento do assassinato da indígena kaingang Daiane Griá Sales, o primeiro etnofeminicídio do país.
Fabrine Bartz e equipe (Jornal do Comércio) com a série “Crimes que marcaram o Rio Grande do Sul”.
Categoria Proteção social
Ana Esteves (Jornal do Comércio) com reportagem sobre a segurança do leite produzido no RS, após novas denúncias de adição de soda cáustica e água oxigenada no produto.
Leticia Mendes e equipe (GZH) com trabalho que mapeou 153 casos em que vítimas de até 12 anos foram assassinadas no RS ao longo da última década, a maior parte pelos pais.
Categoria Sustentabilidade
Marcio Cardoso de Souza (Gazeta do Sul) com reportagem sobre a atuação da Promotoria Regional Ambiental do Vale do Taquari.
Silvia Lisboa e equipe (Matinal) narra como uma ação civil pública do MPRS impediu que áreas preservadas do Pampa deixassem de ser protegidas.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065