Detran divulga o calendário para pagamento do licenciamento de veículos - Agora Já -

Detran divulga o calendário para pagamento do licenciamento de veículos



Datas são diferentes das previstas para a quitação do IPVA

Foto:
17 de dezembro de 2019

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) divulgou, nesta segunda-feira (16), o calendário de pagamento do licenciamento de veículos para 2020. O motorista, porém, precisa ficar atento: as datas são diferentes das previstas para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Os prazos para pagamento do IPVA vão até abril do próximo ano, com possibilidade de desconto integral para quem quitar até o próximo 30 de dezembro. Já a validade do licenciamento tem prazo mais longo, variando conforme o último dígito da placa: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4, 5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.

Essa diferença nos calendários permite que o motorista consiga prever o tempo de espera para receber o novo documento, uma vez que o licenciamento do veículo depende do pagamento do IPVA, de eventuais multas vencidas e da taxa de expedição. Somente após a quitação desses valores o veículo estará licenciado e será emitido o novo documento.

— Por isso, é importante estar atento. Quem paga somente o IPVA ainda não está licenciado. O novo documento só será emitido após o pagamento de todos os encargos — ressalta o diretor-geral do Detran-RS, Enio Bacci.

 Os valores que compõem o licenciamento podem ser consultados no site do Detran-RS.

IPVA está disponível para pagamento

O IPVA já está disponível para pagamento a partir desta terça-feira (17). Além dos descontos por antecipação, serão consideradas as reduções de preço do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Entrega pelo correio

Após o pagamento da taxa e demais encargos legais que compõem o licenciamento anual, o que inclui eventuais multas vencidas, o certificado de licenciamento anual é enviado para o endereço que consta nos registros do Detran-RS, por isso é importante manter o cadastro atualizado. Neste ano, há uma mudança na forma de entrega do documento do veículo: não há necessidade de que alguém receba e assine o comprovante, então o documento poderá ser entregue diretamente na caixa de correspondências. O proprietário pode consultar o prazo na Central de Serviços do Detran-RS. Caso o documento não seja entregue no prazo previsto, é possível notificar problemas na entrega para receber um novo documento.

Forma de Solicitação

  • Verifique a situação do licenciamento do seu veículo no menu Consulta de Veículos no site do Detran-RS.
  • Efetue o pagamento dos encargos em um dos bancos conveniados informando a placa e o número do RENAVAM (constam no documento).
  • Aguarde a entrega do documento pelo correio. Na Central de Serviços do Detran-RS você acompanhar a impressão e a situação de entrega do seu documento.

Documentos Necessários

Para realizar o pagamento você vai precisar do número da placa e do RENAVAM.

Prazo

O prazo de entrega do documento é de cerca de cinco dias úteis, mas pode variar em épocas de demanda mais intensa.

Quanto custa?

Os valores das obrigações variam de acordo com o veículo.

Onde pagar?

Em um dos bancos conveniados: Banco do Brasil (clientes BB, inclusive via WhatsApp), Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicredi ou Bradesco.

 

*Fonte: GaúchaZH 


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.