Detran/RS e municípios planejam Semana Nacional de Trânsito - Agora Já -

Detran/RS e municípios planejam Semana Nacional de Trânsito

Foto:
18 de agosto de 2017

Minha escolha faz a diferença no trânsito. Ao escolher esse tema para a Semana Nacional de Trânsito deste ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) optou por empoderar o usuário das vias públicas, ressaltando sua responsabilidade na construção de um trânsito mais seguro. Para trocar ideias sobre a aplicação do conceito no Rio Grande do Sul, o Detran/RS reuniu nesta sexta-feira (18), com o apoio da Famurs, representantes de órgãos de trânsito municipais. Na ocasião, os técnicos da Escola Pública de Trânsito da Autarquia ofereceram orientações pedagógicas para o tratamento do tema. 

 

Na abertura do evento, o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, falou da necessidade de união em torno do desenvolvimento de uma educação para o trânsito em que todos juntos protejam os mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas – que também são muitas vezes chamados de invisíveis, que não apenas são menos percebidos nas vias, como também na própria sociedade. O diretor institucional, Luciano Ribeiro dos Santos, lembrou o papel pedagógico da fiscalização, para aqueles que ainda optam por comportamentos antissociais e perigosos no trânsito. 

 

As atividades sugeridas pelo Detran/RS para serem desenvolvidas na semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, focam em temas como os processos de escolhas que nos norteiam na vida e no trânsito, a responsabilidade do condutor com os mais frágeis (pedestre, ciclista e motociclista) e os comportamentos de risco, como uso do celular, excesso de velocidade e combinação álcool x direção. 

 

A Semana Nacional de Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro para estimular o debate sobre a temática, determina que órgãos de trânsito de todas as instâncias promovam ações, eventos e campanhas para sensibilizar a sociedade e o poder público. O tema é definido anualmente pelo Denatran.

 

 

Panambi

 

Em Panambi as atividades deste gênero são preparadas e executadas pelos profissionais do CFC Saci. Normalmente se concretizam com a realização de palestras sobre trânsito nas escolas e panfletagem nas ruas, sempre buscando alinhar procedimentos de condutores de veículos, ciclistas, carroceiros e ambulantes com os pedestres sempre que se utilizarem de vias terrestres ou públicas. Entre os instrutores Marcelo Pirezan da Costa destaca-se como um estudioso das normas e atualizações de trânsito, e repassa seus conhecimentos aos alunos do CFC Saci e também às escolas onde profere palestras.

 

 

Fonte: Detran/RS – Foto: Eunice Gruman


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.