DetranRS recicla 412 toneladas de documentos antigos - Agora Já -

DetranRS recicla 412 toneladas de documentos antigos

Foto:
15 de março de 2018

O projeto do DetranRS que destina para reciclagem documentos antigos já contabiliza 412 toneladas de material reaproveitado, 4,6 mil árvores poupadas e R$165 mil em renda para 500 cooperados das unidades de triagem.

A reciclagem é realizada por meio de convênio firmado em 2016 com o DMLU, que permite a doação do material para as cooperativas de triagem cadastradas. Os fardos de papéis são separados e fragmentados pelas cooperativas e vendidos para a indústria, que transforma o material em papel higiênico, papel toalha, guardanapo, papel de embalagem e também em matéria prima para a construção de móveis. Cada tonelada rende cerca de R$ 400 e representa uma importante fonte de renda para as famílias que trabalham nas unidades, em sua totalidade oriundos de comunidades carentes.

São destinadas para reciclagem formulários, provas impressas, exames médicos, cópias de documentos de identificação, comprovantes de residência, entre outros documentos que já cumpriram o prazo legal de arquivamento antes do descarte e não necessitam mais serem guardados.

Além do tempo de guarda, a reciclagem deve observar as questões de confidencialidade. O material deve ser descaracterizado para inviabilizar o acesso a informações sigilosas e pessoais dos cidadãos. O convênio prevê a fragmentação de toda a documentação antes da reciclagem.

“Estamos tornando nosso serviço cada vez mais virtual para facilitar a vida das pessoas, mas também para otimizar espaço e todo o tempo que envolve o arquivamento de documentos em papel. Hoje, o DetranRS já oferece uma série de serviços online, uma delas é a defesa prévia de multas de trânsito que gerava um volume imenso de papel. A reciclagem, além de trazer uma solução para o gestor, é uma ação de responsabilidade social e ambiental”, explica o diretor administrativo e financeiro do DetranRS, Rodrigo Chies.

 

*Ascom DetranRS


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.