Dia de Finados: O luto é um momento de reflexão da vida - Agora Já -

Dia de Finados: O luto é um momento de reflexão da vida

2 de novembro de 2017

Hoje, dia de finados temos a oportunidade de lembrar mais uma vez que a morte faz parte da vida. Gosto da reflexão de que a morte e a vida não são contrárias, mas sim irmãs, pois assim é possível perceber que na vida há tempo de nascer e tempo para morrer. Se discutir a morte é discutir a vida, podemos refletir: Estou fazendo algo para “fazer diferença” na vida? O que me deixa feliz? Como anda o relacionamento com a minha família?

Neste dia, milhares de pessoas, provavelmente irão aos cemitérios, este ritual que se repete todos os anos é visto como positivo para o processo do luto, pois é um momento de lembranças e celebração da vida daquela pessoa que se foi através do sentimento da saudade. A necessidade de falar, contar experiências e episódios vividos com as pessoas falecidas é uma tentativa saudável de superar essa dor, isso conforta e acalenta o coração.

Hoje é dia de recordações, se for possível busque lembrar de quem se foi com amor e emoções positivas. É dia de pensar se realmente nos despedimos daqueles que se foram ou ainda deixamos com que o sentimento de dor tome conta das nossas vidas. Não há data de validade para o afeto que sentimos por alguém, porém, se estas lembranças lhe causam muita dor e sofrimento, procure conversar com alguém ou até mesmo procurar ajuda do profissional psicólogo (a). Afinal de contas, quem está preparado para enfrentar a ausência de alguém tão querido?

Ciana Dill

Psicóloga | CRP 07/23963

Psicóloga de crianças, adolescentes e adultos

Especialista em problemas do desenvolvimento na infância e adolescência | Formação em processos do luto e da perda

Fone (55) 99968-0733 | WhatsApp (55) 99161-7086

Rua Alfredo Brenner, nº 435 – Centro – Panambi/RS (em frente ao CEP)

 


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados