Dificuldades de aprendizagem na infância: contribuições da avaliação neuropsicológica - Agora Já -

Dificuldades de aprendizagem na infância: contribuições da avaliação neuropsicológica

Foto: Divulgação
20 de julho de 2020

Aprender e armazenar novas informações são habilidades fundamentais para o desenvolvimento infantil, possuindo marcos biológicos específicos, de acordo com a idade cronológica da criança. Mas e quando a criança enfrenta dificuldades no desenvolvimento de determinados constructos? Quando percebemos que mesmo com diversos investimentos, apresenta resistência em adquirir habilidades como leitura, interpretação textual ou equações numéricas?

A partir do momento em que é oferecido à criança diversas alternativas para que ela desenvolva determinada habilidade, e ainda assim, há uma resistência evidente na aquisição do conteúdo, devemos levantar hipóteses de dificuldades significativas ou déficits que impedem que ela atinja o seu potencial máximo. É importante lembrarmos que muitas vezes essas situações causam grande sofrimento para a criança, fazendo com que a resistência instalada se agrave com o passar o tempo.

A avaliação neuropsicológica interventiva neste cenário vem a serviço de identificar as potencialidades e déficits do paciente, através de testes específicos, observação do comportamento, avaliação dos ambientes em que esta inserido e por fim, produzir um laudo. Através deste laudo, é realizado um diagnóstico funcional no qual podemos elaborar intervenções e encaminhamentos que auxiliem no manejo estratégico das limitações identificadas.

Dessa forma, mostra-se fundamental o investimento em profissionais capacitados e intervenções específicas para auxiliar neste manejo, minimizando os prejuízos e dispondo de recursos para o desenvolvimento pleno dos pequenos. Profissionais, pais, e escola devem dedicar-se para que, em conjunto, sejam oferecidas condições adequadas para atravessar as limitações identificadas e elevar o potencial individual da criança.

*Valéria Bressan – Psicóloga CRP 07/25187


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.