E a China? - Agora Já -

E a China?

20 de julho de 2018

Quando ouço certas verdades sobre a China e o leitor não deve confundir isso com “verdade chinesa”, sempre vem a mente, e isso vale para qualquer país, estado (província) ou cidade de que qualquer viajante esteja gabando conhecer, que o sujeito conhecia tantos lugares que o ouvinte pergunta: – então pelo jeito conheces bem geografia? – Na verdade não muito diz o viajante. Passei a noite de trem e estava chovendo, responde.

A maior verdade sobre os investimentos chineses é que eles são feitos pelo governo ou governos, os das províncias também, por serem (os entes governamentais) os detentores de cerca de 40% do PIB através das empresas estatais. Fica fácil investir em P&D e educação quando você é dono de 40% de tudo o que ser produz, internamente e outro tanto fora, afinal o PNB – Produto Nacional Bruto chinês já é maior do que o PIB – Produto Interno Bruto.

A China tem um modelo de crescimento baseado, ancorado, sustentado nas empresas públicas. O Brasil não tem um modelo de crescimento, muito menos de desenvolvimento. Mas, o Brasil não vende estatais, ele entrega a preço vil. O Brasil dos Moros, é o país dos mortos com 16 milhões de desempregados.

A China tem interesses comerciais, os Estados Unidos tem interesses tiranos, que na geopolítica chamamos de imperialismo e que abrange as áreas econômica, política, militar e cultural. O Brasil dos Bad Boys de Curitiba atende os interesses norte-americanos e ao mesmo tempo que impede uma inserção soberana do país no cenário mundial, acaba com o mercado doméstico via desemprego.

Antes do golpe de 2016 o Brasil viveu um período de acordos comerciais com vários países no mundo todo. Esse protagonismo brasileiro incomodou por demais os americanos. Não há como não nos referirmos a isto quando o assunto é modelo de desenvolvimento. E a China? Essa pergunta me é feita (…) todos perguntam da China e ninguém se importa com o Brasil!

 

Natanael Mücke
Economista – CRE-RS 6593
Secretaria de Planejamento e Finanças de Cruz Alta


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados