Egressos do Pró-Menor dos anos 80 promovem reencontro histórico e homenagens em Panambi - Agora Já -

Egressos do Pró-Menor dos anos 80 promovem reencontro histórico e homenagens em Panambi



Evento reuniu mais de 30 ex-alunos e beneméritos que marcaram a história do projeto social no município

Foto:
8 de fevereiro de 2026

Ex-alunos da Associação Pró-Menor de Panambi, que integraram o Centro Educacional do Homem do Amanhã — projeto idealizado por Raul Souza Soares e iniciado no começo da década de 1980 — realizaram, na noite de sábado (07 de fevereiro), um encontro marcado por emoção, memória e gratidão. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Panambi e foi denominado “1º Encontro de Ex-Alunos do Pró-Menor Anos 80”, reunindo mais de 30 participantes.

O Centro Educacional do Homem do Amanhã teve como sede, à época, o local onde hoje está instalado o Instituto Federal Farroupilha, e foi um projeto que ofereceu assistência em turno integral a crianças e adolescentes, marcando profundamente a trajetória de vida de seus alunos. O reencontro teve como objetivo confraternizar, relembrar os bons tempos vividos no Pró-Menor e agradecer às pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a formação humana, educacional e cidadã dos jovens atendidos pela entidade.

Durante o encontro, os ex-alunos fizeram questão de externar publicamente sua gratidão àqueles que lhes estenderam a mão em um período em que, segundo relataram, a grande maioria lhes virava o rosto. Foram homenageados como convidados especiais: a Sra. Nívia Soares, esposa do saudoso benemérito Raul Souza Soares, fundador do projeto; o Sr. André Dieter Klos e o Sr. Júlio César Lopes Pedroso, ambos beneméritos e fiéis escudeiros de Raul Soares, que atuaram com abnegação na formação e no funcionamento do projeto; a Sra. Terezinha Vincensi, esposa do saudoso Wilson Vincensi, benemérito que contribuiu materialmente com a entidade, patrocinando as primeiras camisas dos alunos, utilizadas com orgulho em eventos de Panambi e região.

Também foram homenageados a Sra. Renata Haas, benemérita que auxiliou materialmente fornecendo pães de fabricação própria, com a única exigência de que sua ajuda não fosse divulgada; o Sr. Rudi Goecks, filho do benemérito Germano Goecks, que fornecia diariamente pães gratuitos para a alimentação dos alunos; o Sr. Glênio Rubens Pinheiro Folgiarini, colaborador assíduo que atuava como cabeleireiro dos alunos e auxiliava em atividades laborais; o professor Tadeu Arbigaus, diretor da Escola Francisco de Assis, anexa à Associação Pró-Menor e responsável pela educação formal dos alunos; e o professor Jorge Adolfo de Arruda, coordenador do Centro Educacional do Homem do Amanhã, responsável pelas atividades do turno inverso e pelo ensino das evoluções militares que encantaram Panambi e região.

Os momentos vividos durante o evento foram descritos pelos participantes como de rara beleza, com forte carga emocional. Diversos homenageados chegaram às lágrimas durante os pronunciamentos. Após as homenagens, todos os presentes participaram de um jantar cujo cardápio foi um suculento churrasco, servido pela empresa de um dos ex-alunos, Valdecir Chagas, proprietário do Restaurante Tempero Manero.

O encontro teve duração superior a três horas e seguiu um roteiro simbólico que resgatou tradições do Pró-Menor. Houve uma oração inicial, conduzida pelo Pastor João Carlos de Oliveira, ex-aluno da entidade. Em seguida, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, puxado pelo benemérito Júlio César Lopes Pedroso e cantado por todos os presentes, tal como ocorria diariamente nos tempos em que frequentavam o projeto.

Na sequência, fizeram uso da palavra o professor Jorge Arruda, o professor Tadeu Arbigaus, o benemérito André Dieter Klos, o coordenador do evento Valdecir Chagas, e o Dr. Luiz Ricardo Teixeira Soares, filho do Sr. Raul Soares, além dos ex-alunos Vanderlei Soeiro e João Luiz da Silva. Tal qual nos tempos do Pró-Menor nos anos 80, foi realizada também a bênção dos alimentos, coordenada pelo evangelista Joel de Oliveira, igualmente ex-aluno da entidade.

Após o jantar, os participantes vivenciaram momentos de integração entre os “meninos de ontem – homens de hoje”, todos com mais de 50 anos de idade e seus benfeitores. O evento contou ainda com a apresentação de uma peça teatral, sob a responsabilidade de Joel de Oliveira, proporcionando momentos de descontração e risos entre os presentes.

Ao final do encontro, as despedidas foram marcadas pela unanimidade entre os participantes: o reencontro foi apenas o primeiro de muitos outros que pretendem realizar. Segundo os ex-alunos, os encontros servirão para celebrar a grande vitória de suas vidas — vitória esta moldada no Pró-Menor de Panambi, onde construíram os valores e o caráter de cidadãos de bem que hoje representam — e para manter viva a memória das pessoas que, sem exigir nada em troca, acreditaram neles e lhes estenderam a mão para que se tornassem, como desejava o projeto, o Homem do Amanhã que, graças a Deus, hoje são.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados