Enade testa conhecimentos de quase 200 mil estudantes - Agora Já -

Enade testa conhecimentos de quase 200 mil estudantes

Foto:
25 de novembro de 2013
Cerca de 196 mil estudantes fizeram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) neste domingo, cuja nota é usada para avaliar a qualidade da educação superior. O exame foi aplicado a formandos de 904 instituições, a maior parte, de cursos da área de Saúde.
A participação do estudante habilitado ao Enade é indispensável para o registro da regularidade no histórico escolar e para a expedição do diploma, o que já gerou boicotes e segue provocando indignação de alguns estudantes, como Ricardo Leonardi, que tem no domingo seu único dia livre para descansar.
– Para mim, não tem muita utilidade. Não deveria ser obrigatório – disse o estudante do curso de Tecnologia em Radiologia da Serdil Fundação Saint Pastous, Ricardo Leonardi.
Em uma roda de estudantes de Biomedicina da UFRGS, entretanto, o consenso era pró-Enade. Eles assistiram, inclusive, a uma palestra sobre a importância da prova:
– A avaliação é importante para barrar os cursos que são muito ruins. Além disso, é bom para manter o curso da UFRGS em primeiro lugar no ranking nacional – afirmou Carolina Luft, pouco antes do início do exame, às 13h, na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa).
No mesmo local, um candidato recebeu a orientação equivocada pela internet e foi para o prédio errado. Avaliando a situação, a organização entendeu que o erro foi do sistema do exame e garantiu a entrada do estudante na prova.
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes. Alexandra Scarton, assessora da Coordenadoria de Avaliação da PUCRS, explica a importância da avaliação.
– O candidato que vai bem no Enade é beneficiado, pois, além da nota individual do curso, pode apresentar ao mercado de trabalho uma avaliação de seu desempenho individual.
A nota no Enade corresponde a 70% do Conceito Preliminar de Curso, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Pelo indicador, os cursos recebem notas de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 consideradas insuficientes pela Ministério da Educação. Os cursos são avaliados de três em três anos e a repetição de notas baixas pode levar ao fechamento do curso. O boletim de desempenho dos participantes do exame deste ano deverá ser divulgado no segundo semestre de 2014.

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.