Golpe no WhatsApp usa a marca Tramontina e promete panela grátis - Agora Já -

Golpe no WhatsApp usa a marca Tramontina e promete panela grátis



Link usado nas mensagens pode roubar dados dos usuários; veja orientação da empresa

8 de novembro de 2019

Uma marca tradicional gaúcha está sendo usada em golpes que circulam pelo WhatsApp. É a Tramontina, que tem sede em Carlos Barbosa, na serra gaúcha, e fabrica utensílios para casa.

A mensagem diz que a empresa está distribuindo 3 mil jogos de panelas. Acrescenta que é para comemorar os 110 anos da fabricante, que, na verdade, tem 108 anos de fundação. Há então um link para acessar o conteúdo, que manda compartilhar a promoção pelo WhatsApp e pelo Viber, clicando depois em “Obter Panela”.

Mas atenção que a promoção é falsa. E é tão fácil de desconfiar que, em determinado momento, o texto se confunde e coloca “sapatos” no lugar de “panelas”. Provavelmente, porque há outra mensagem muito semelhante circulando e que promete calçados grátis da marca Melissa, da Grendene.

Essas mensagens sinalizam ser o chamado “phishing”, golpes usados para pegar dados dos usuários e que ganham maior proporção exatamente em época de Black Friday, quando são mais compartilhados. Os links funcionam pelo celular e não pelo computador tradicional, conforme testou a coluna.

A  Tramontina enfatizou que é um golpe. Veja a nota que a empresa está distribuindo para consumidores:

“Comunicamos aos nossos clientes e consumidores que estão recebendo mensagens ou e-mails falsos em nome da Tramontina com chamadas para sorteios, ofertas ou descontos.
Orientamos todos clientes e consumidores que ignorem essas mensagens, não abram eventuais arquivos anexos e não cliquem/acionem os links, pois normalmente são programas executáveis (vírus ou malwares) que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário (phishing).
Informamos que nossos comunicados não possuem anexos ou links para downloads. Todos os links presentes em nossos e-mails e mensagens direcionam para nossos sites www.tramontina.com.br, www.tramontina.com, www.tramontina.net e www.tramontinastore.com.
Nossos e-mails com promoções têm como remetente [email protected] ou [email protected]
Nossos e-mails de atendimento têm como remetentes [email protected] ou [email protected]

Atenção

A melhor forma de se prevenir é desconfiar, como já dizia o ditado, quando a esmola é demais. Não tem almoço grátis e nem panelas da Tramontina. Há sites da internet onde é possível testar se determinados links são confiáveis, mas o mais aconselhável é entrar em contato pelos canais oficiais das empresas citadas nas mensagens.

 

Fonte: GaúchaZH por Giane Guerra e Daniel Giussani / Foto: Reprodução Internet


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados