Guerrilha colombiana nomeia novo líder para suceder Alfonso Cano - Agora Já -

Guerrilha colombiana nomeia novo líder para suceder Alfonso Cano

16 de novembro de 2011

BOGOTÁ (Reuters) – A guerrilha das Farc nomeou Timoleón Jiménez, conhecido como Timochenko, como seu comandante máximo, no lugar de Alfonso Cano, morto este mês pelos militares da Colômbia, informou um comunicado do grupo publicado em seu website.
“Timochenko” também é conhecido pelo nome de Rodrigo Londoño e é considerado um linha-dura no grupo. Ele recebeu treinamento militar em Cuba e na Rússia e, segundo os serviços de inteligência colombianos, é parte da ala mais intransigente ao diálogo.
Cano foi morto num dos maiores ataques dos militares da Colômbia contra a guerrilha, em 4 de novembro, mas os insurgentes prometeram continuar a luta, descartando a possibilidade de que a morte de seu líder pudesse favorecer as perspectivas de paz.
“Nós queremos informar a vocês que o camarada Timoleón Jiménez foi designado em 5 de novembro, por votação unânime de seus companheiros, como novo comandante das Farc”, diz o comunicado publicado no website chamado Agência de Imprensa Bolivariana, o qual costuma divulgar mensagens dos rebeldes.
Timochenko, de 52 anos, é membro do secretariado formado por sete guerrilheiros, o órgão de direção política e militar que governa as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde o início dos anos 1990. As autoridades acreditam que ele opere no norte da província de Santander, perto da fronteira com a Venezuela.
O novo líder das Farc integra o grupo desde o início dos anos 1980 e tem pelo menos 117 mandados de prisão contra ele. (Reportagem da Redação de Bogotá)


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados