Expectativa é de que o volante possa viajar a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro
Passada meia temporada, Gustavo Cuéllar segue sem conseguir ter uma sequência com a camisa do Grêmio. Contratado em janeiro para solucionar o problema defensivo no meio-campo, o volante colombiano tem tido poucas aparições dentro das quatro linhas. Em pouco mais de seis meses, ele disputou apenas 13 partidas, sendo titular em nove, somando 736 minutos em campo. Ou seja, uma média de 56,6 minutos por jogo. Foram somente dois jogos completados.
Cuéllar está há 63 dias sem atuar. A última aparição foi em 7 de maio, no empate com o Atlético Grau-PER por 0 a 0, em Lima, pela Copa Sul-Americana. Dias depois, o meio-campista sofreu uma lesão muscular na panturrilha direita. Recuperado dessa contusão, ele participou do jogo-treino contra o Aimoré, no CT Presidente Luiz Carvalho, na última quarta-feira.
Ausente na conquista do pentacampeonato da Recopa Gaúcha, Cuéllar foi assunto na entrevista coletiva de Mano Menezes, na Arena. O treinador salientou que a utilização do colombiano contra o São José “trazia riscos” visando os próximos jogos do Grêmio na temporada.
“Cuéllar jogou o jogo-treino (contra o Aimoré). Depois do jogo-treino, a gente entendeu que se estabeleceu uma boa possibilidade de avançarmos mais. Para ter essa possibilidade de avançar mais, eu tinha que tirar ele do jogo de hoje (terça-feira), porque aumentei a carga, estabeleci algumas coisa que trazia riscos se colocasse em campo já no jogo seguinte. Então, o caminho para ele é esse, ainda precisa avançar. Nós entendemos, na avaliação de todos dentro do clube, que era muito mais pertinente a gente fazer isso (de poupar)”, explicou o comandante.
Com o longo tempo para recuperação e também trabalhar a parte física, aproveitando a parada para o Mundial de Clubes, a expectativa é de que Cuéllar possa estar em condições ideais para ajudar o Tricolor ao longo do segundo semestre do ano. A começar pelo próximo domingo, contra o Cruzeiro, às 20h30min, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileirão. Aos 32 anos, o jogador tem contrato com o Grêmio até o final de 2026.