Instituto Federal Farroupilha ? Campus Panambi: Retrospectiva 2008 a 2011 - Agora Já -

Instituto Federal Farroupilha ? Campus Panambi: Retrospectiva 2008 a 2011

15 de dezembro de 2011
O Campus Panambi teve sua história iniciada em 2008, a partir das tratativas realizadas junto ao MEC/SETEC. No dia 06 de maio daquele ano, houve a doação da área, por parte da Prefeitura Municipal de Panambi, ao então CEFET de São Vicente do Sul. A partir daí, foram iniciados os trabalhos de planejamento e construção da infraestrutura no Campus. Ainda em 2008, aconteceram audiências públicas em Panambi, para definição dos cursos que iniciariam as atividades na instituição.
Na ocasião, foram elencados, pela comunidade, como prioritários, para início das atividades no Campus, os Cursos Técnicos em Agroindústria, Edificações, Telecomunicações, Pós-Colheita de Grãos e Química. A Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008 instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federal no país, criando, na ocasião, 38 Institutos Federais em todo o País.
O Campus seguirá sua função social no contexto educacional levando em conta os cursos elencados nas audiências públicas e, caso necessário, reavaliando as necessidades locais e regionais redirecionando suas áreas de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e regional.
 

ESTRUTURA INSTITUCIONAL

O Instituto Federal Farroupilha é formado por uma Reitoria, localizada em Santa Maria, onde encontram-se suas Pró-Reitorias e Reitor. É a administração central da instituição, denominada instituição multi-campi.
Em sete localidades encontram-se suas unidades de ensino, designadas Campus, assim definidas: Campus Panambi, Campus Alegrete, Campus São Vicente do Sul, Campus Júlio de Castilhos, Campus Santo Augusto, Campus São Borja e Campus Santa Rosa.
Todas as unidades possuem um Diretor Geral que responde pela administração local, atrelada à Reitoria. Todas as unidades possuem seus orçamentos individualizados, baseados em seus quantitativos de alunos.
Conforme o mapa abaixo se pode ter uma visão da distribuição geográfica dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul e suas unidades de ensino:
 
 
 
 
A EXPANSÃO DA REDE PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
 
Com início efetivo a partir de 2008, a expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica vem proporcionando um aumento na oferta de ensino de forma significativa em todo o País. Centenas de novas unidades de ensino vêm sendo construídas em vários municípios com recursos pré-destinados para infraestrutura de prédios de salas de aula, laboratórios e demais ambientes necessários para o funcionamento das instituições. Todas as unidades deverão ter, de acordo, com este planejamento, além de salas de aula e laboratórios específicos, ambientes para alimentação, esportes e dormitórios para os alunos.
O programa inclui, também, a criação de milhares de vagas para professores e técnicos administrativos do quadro efetivo ligados ao Ministério da Educação, prevendo o atendimento nas diversas áreas de formação necessárias em todas as regiões de abrangência.
Para o ano de 2012, já foi publicado pelo Governo Federal, que o Instituto Federal Farroupilha terá duas novas unidades: Campus Santo Ângelo e Campus Jaguari.
 
A INSTITUIÇÃO EM 2011
Conforme mencionado anteriormente, o Campus teve seu início no segundo semestre de 2008, a partir das tratativas com o Governo Federal. De lá em diante, foram conduzidas audiências públicas para definição das áreas prioritárias para o município e região. Foi realizado um planejamento na área que foi doada para a União onde hoje encontra-se o Campus em funcionamento. Naquela ocasião, ainda não existia quadro de servidores específico para este trabalho, sendo iniciado, em São Vicente do Sul, onde existiam professores e técnicos administrativos que iniciaram os planejamentos. Ainda no segundo semestre de 2008 fora nomeado para esta tarefa o Prof. Adriano Arriel Saquet, docente concursado do então CEFET São Vicente do Sul. Vários colegas auxiliaram no trabalho inicial de planejamento e aquisição dos primeiros bens necessários para a instituição, sendo aqui necessário citar a participação efetiva dos colegas Moacir Rossi e José Luis Perlin, além de vários(as) outros(as) que colaboraram na tarefa de construção do Campus Panambi.
O Campus possui, atualmente, mais de 6.000 m2 de área construída e vários projetos sendo licitados e iniciando as obras ainda neste ano de 2011. São exemplos disso, um prédio de salas de aula e laboratórios com auditório, um refeitório e um ginásio poliesportivo coberto. Além dos 5.000 m2 de pavimentação existente, um adicional de mais de 5.000 m2 estão sendo providenciados neste contexto de melhoria da infraestrutura de acesso e circulação de alunos, servidores e visitantes.
Graças ao grande esforço da Reitoria e Direção Geral e sua equipe de servidores do Campus Panambi, a instituição vem crescendo e se consolidando cada vez mais no município e região. Focados na busca incessante por novos recursos para ampliação da infraestrutura física e vagas para servidores, o Campus Panambi já conta com 40 professores e 52 técnicos administrativos em seu quadro de servidores. Isto proporciona, para 2012, onze cursos que atendem a formação desde o nível médio até a pós-graduação. 
 

 
CURSOS EM FUNCIONAMENTO
 
O Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi oferece diversos níveis de ensino. TODOS OS CURSOS SÃO GRATUITOS, o aluno paga somente a inscrição para fazer o processo seletivo. Os cursos ofertados compreendem desde o ensino básico, graduação e pós-graduação. Podem ser citados os seguintes:
CURSOS TÉCNICOS:
– Curso Técnico em Agroindústria
– Curso Técnico em Alimentos
– Curso Técnico em Agricultura de Precisão
– Curso Técnico em Controle Ambiental
– Curso Técnico em Edificações
– Curso Técnico em Química
– Curso Técnico em Pós-Colheita de Grãos
– Curso Técnico em Secretariado
 
            CURSOS DE GRADUAÇÃO:
            – Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet
            – Licenciatura Plena em Química
 
            CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO:
            – Especialização em Docência
 
FUTURO DA INSTITUIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
 
No ano de 2012 o Campus continuará em obras, ampliando ainda mais sua infraestrutura física. Chegarão 10 novos professores para implementação de cursos novos que estão planejados e processo seletivo realizado.
Acreditamos que a instituição possa continuar crescendo e aumentando cada vez mais sua contribuição para o desenvolvimento local e regional durante muitos anos.
Um dos fortes motivos que levaram e ainda mantém a Direção do Campus cada vez mais motivada para o trabalho de construção do Campus é a participação da Prefeitura Municipal e da comunidade panambiense em geral neste contexto. Não cabe aqui nominar todos(as) as pessoas ou entidades ou organizações que ajudaram e ainda colaboram para que o Campus continue com êxito, mas uma coisa é certa: se não existisse o apoio e compreensão da comunidade com relação à implantação do Campus no município, certamente, esta tarefa seria muito mais difícil ou talvez impossível.
 
 
 
Fonte: Prof. Adriano Saquet – Diretor Geral do Campus Panambi.

Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados