Vitória do Santos sobre o Palmeiras, no fim de semana, deixou o clube gaúcho a dois pontos da zona de rebaixamento
Foto: Equipe realizou treinos no sábado (15) e folgou no domingo (16).
Ricardo Duarte / Inter/Divulgação O Inter tem pela frente uma semana decisiva no inesperado ano de 2025 de desempenho abaixo do esperado. Enfrentará nesta quinta (20) o Ceará, em Fortaleza. O adversário está em 12ª, com 42 pontos, e deve confirmar a permanência na Série A vencendo uma das cinco partidas que restam. Já o Colorado, 15° lugar, com 37 pontos, precisa ganhar ao menos três para se garantir na elite.
Faltam cinco rodadas para o término da competição, mas Ramón Díaz decretou — após o empate contra o Bahia, na última rodada — que o duelo contra os cearenses seria uma “final”.
— Nós vamos jogar uma final. Por sorte, temos 10 dias para trabalhar e vai ser uma final — disse o técnico colorado naquele momento.
Restam três dias de trabalho até o jogo decisivo, que ficou mais importante após o último fim de semana. Em partida atrasada, o Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0, na Vila Belmiro, com um gol marcado nos acréscimos. O resultado tirou o time paulista do Z-4 e empurrou o Vitória, que agora é o 17° colocado com 35 pontos. O Santos tem 36 e está em 16° lugar. Com 37, o Colorado é o 15°.
Um dia antes do jogo entre Inter e Ceará, o Santos enfrentará o Mirassol, em casa. É o mesmo caso do Vitória, que terá partida contra o Palmeiras, em São Paulo. Sendo assim, o time de Ramón Díaz entrará em campo na quinta-feira já sabendo o resultado dos principais concorrentes. No pior dos cenários, o Inter termina a semana na zona de rebaixamento. No melhor, ganha cinco pontos de distância.
Vale destacar que o adversário na sequência do jogo contra o Ceará é o Santos, no Beira-Rio, a próxima segunda-feira (24). A tendência é de mais uma “final”, independentemente dos resultados anteriores.
Quanto ao time que deve entrar em campo, a única ausência confirmada é de Thiago Maia, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Bahia e está suspenso. Para a sua vaga, o jovem Luis Otávio, titular no último jogo, deve ser o escolhido. O volante de 18 anos, inclusive, é desejo do Orlando City, dos Estados Unidos, e pode deixar o clube gaúcho na próxima janela de transferências. O Inter aceita negociá-lo por um valor acima de US$ 5 milhões (cerca de R$ 26 milhões).
Ao lado de Luis Otávio, Alan Rodríguez é o favorito para começar entre os titulares. O jogador retornou de lesão diante do Bahia e entrou na segunda etapa. Mais jovem do que Bruno Henrique, o uruguaio tem maior vigor físico e tende a ser o segundo homem do meio-campo, que ainda deve ter Alan Patrick mais avançado.]
O lateral-direito Braian Aguirre pode ser outra novidade na equipe. Após quase um mês afastado por lesão, o argentino deve estar entre os relacionados e passa a ser opção nas duas laterais.
Na direita, sua posição de origem, Bruno Gomes vem de uma grande atuação, fato que dificulta o retorno do estrangeiro aos titulares. Já no outro lado, Bernabei não está em um bom momento, principalmente como marcador. Pode ser uma alternativa para Aguirre.
Borré e Carbonero estão com a seleção colombiana. No sábado (15), entraram no segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre a Nova Zelândia, com direito a desempenhos semelhantes aos apresentados no clube. Enquanto o ponta de 26 anos fez o gol da vitória, o centroavante pouco fez em campo.
A questão é que o Inter prepara uma logística para contar com os dois para o jogo desta semana. Como a Colômbia enfrenta a Austrália em Nova Iorque, na noite desta terça-feira (18), a dupla encontrará a delegação colorada já em Fortaleza, na noite anterior à partida. Sem voo direto entre as cidades, eles terão de enfrentar escalas, o que pode atrasar a chegada.
É inegável que o principal acréscimo é Carbonero. Com dois gols e duas assistências, ele é o jogador com mais participações em gols desde a chegada dos Díaz ao Inter. Vitinho, também com quatro, tem três bolas na rede e um passe para gol.
Sobre Borré, o centroavante tem apenas um gol nos 10 jogos desde a chegada da nova comissão técnica. O principal concorrente, Ricardo Mathias também vive má fase e não conseguiu marcar neste período, o que deixa em aberto uma possível vaga de referência no ataque.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065