Investigação desarticula grupos especializados em roubo de veículos na Capital - Agora Já -

Investigação desarticula grupos especializados em roubo de veículos na Capital



São cumpridos cinco mandados de prisão e 11 para busca e apreensão. Crimes ocorreram entre abril e setembro deste ano

Foto: Ação tem apoio operacional da Brigada Militar e estratégico de outras áreas da estrutura de segurança pública do Estado Polícia Civil / Divulgação
4 de dezembro de 2023

A Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos (DRV), do Departamento de Investigações Criminais (Deic), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (4), operação com o objetivo de desarticular grupos criminosos que praticam roubo de veículos. Práticas incluem invasão de residências e comércios, com ameaças, extorsão e violência sobre as vítimas.

— O Deic estabeleceu, desde o início do ano um protocolo de atuação conjunta com as demais forças de segurança, especialmente Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias, no intuito de centralizar a coleta de informações relacionadas ao roubo de veículos. Esta operação é mais uma atuação firme contra quadrilhas que atuam na Capital — aponta o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação Criminal do Deic.

A ação tem apoio operacional da Brigada Militar e estratégico de outras áreas da estrutura de segurança pública do Estado. São cerca de 70 policiais, entre civis e militares, agindo sobre a ordem de execução de 16 medidas cautelares, obtidas pela DRV junto ao Poder Judiciário. A missão contempla 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão. Dos cinco mandados, dois já foram cumpridos ao longo da semana e os outros três são alvo de buscas nesta segunda-feira (4).

Conforme a titular da DRV, delegada Caroline Jacobs, os principais alvos são homens investigados pela participação em um crime “extremamente violento”, segundo ela, ocorrido em abril deste ano.

— Criminosos armados invadiram uma residência na Vila João Pessoa, na localidade popularmente conhecida como Campo da Tuca. Ameaçaram os moradores e exigiram as chaves e o documento do carro. Obrigaram esta família a realizar uma transferência por Pix de valor elevado. Mantiveram ameaças, após o crime, para que não houvesse uma denúncia às autoridades — conta Caroline.

A delegada explica que as vítimas somente tomaram a iniciativa de registrar o crime e pedir apoio em junho, quase três meses depois do fato.

— Após o registro de ocorrência, o veículo foi localizado e recuperado no momento em que era tripulado por um familiar dos criminosos que foi preso em flagrante. Por conta disso, os criminosos, assim que souberam da prisão do familiar, foram até a casa da vítima passando a coagi-la, exigindo que ela retirasse o registro de ocorrência, sob ameaça de colocá-la em um carro e dar um sumiço. Neste momento, a família conseguiu chamar a polícia, que prendeu esses indivíduos em flagrante — descreve a delegada.

Os criminosos possuem antecedentes por roubo, homicídios, tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa, receptação, corrupção de menor. A polícia faz buscas relacionadas ao grupo.

Ações ocorrem sobre alvos que atuam nas zonas Norte, Sul e Leste

A operação da DRV também cumpre mandados de prisão relacionadas a grupos que praticavam roubos ocorridos nas zona Norte, Sul e Leste. No bairro Guarujá, quatro indivíduos roubaram um veículo no final do mês de julho e, em seguida, praticaram assalto em uma residência.

Os alvos possuem antecedentes por roubos, furtos, receptação, adulteração de sinal identificador de veículos e associação criminosa. Imagens de videomonitoramento flagraram a troca de veículos após o assalto.

No bairro Hípica, o crime ocorreu em agosto, envolvendo o roubo do veículo de um trabalhador de transporte por aplicativo. O autor, conforme a delegada, é responsável por diversos roubos na região, possuindo diversos antecedentes policiais por crime semelhante.

Também em agosto, três investigados roubaram dois veículos, um no bairro Sarandi e outro no Jardim Itú-Sabará. Dois deles foram identificados, além de uma mulher envolvida na receptação. Os dois homens já se encontram presos e possuem diversos antecedentes policiais por roubo majorado.

Já em setembro, no bairro Bom Jesus, os criminosos invadiram uma oficina mecânica e roubaram as chaves de três veículos, mantendo os funcionários amarrados no banheiro do estabelecimento. Imagens de câmeras registraram a fuga nos veículos roubados.

Fonte : GZH 
Foto :Polícia Civil / Divulgação 

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados