Luís Castro promete Grêmio protagonista: “Temos capacidade para competir” - Agora Já -

Luís Castro promete Grêmio protagonista: “Temos capacidade para competir”



Na apresentação oficial, o técnico português falou em acertar na busca por reforços, mas elogiou o grupo atual

Foto: Luís Castro foi apresentado oficialmente pelo Grêmio nessa segunda-feira Foto : Mauro Schaefer
23 de dezembro de 2025

Quando, na segunda-feira, o relógio apontou 13h, Luís Castro pisou no Auditório da Arena para ser apresentado oficialmente pelo Grêmio. Ao lado de Odorico Roman, presidente do clube, Antônio Dutra Júnior, vice de futebol, Felipão, coordenador técnico, e Rafael Lima, diretor de futebol, o treinador português concedeu entrevista coletiva por quase uma hora. Tempo suficiente para o torcedor tricolor ter a impressão de como será a Era Castro em Porto Alegre.

“As visitas aos centros da base e do profissional me fizeram perceber a grandeza do Grêmio e o que fazer no futuro. As instituições, mesmo que sejam tão grandes, têm espaço para crescimento, melhorias, mais conquistas. Referências como Renato, Everaldo, Baidek, Arthur, Douglas Costa, sempre presentes na infraestrutura. Percebemos a forma que o clube respeita aqueles que ao longo da história foram os construtores”, iniciou o profissional.

Luís Castro fez elogios ao elenco do Grêmio. O técnico acredita que pode montar uma equipe competitiva com os jogadores que tem hoje à disposição: “Queremos ser protagonistas. Acho que o elenco teve um desempenho final que abre boas perspectivas. Olho (para o elenco) com muita positividade. Acho que podemos fazer um upgrade ao elenco. Mas não vamos competir só se vierem reforços. Com os jogadores que tenho hoje, já vou competir. Os jogadores já deram mostras de que temos capacidade para competir e gosto muito deles”.

O português também se mostrou ciente sobre a dificuldade financeira que o Tricolor atravessa. Por conta disso, Castro reiterou a importância do clube ser assertivo nas contratações: “É um desafio grande, qualquer pessoa que represente o Grêmio tem uma grande responsabilidade. É uma história muito grande e rica. E isso nos obriga, podemos não ter os recursos que gostaríamos, e isso não foi escondido, mas nos obriga a ser mais minuciosos, uma especificidade melhor na escolha. As famílias com pouco dinheiro precisam ser criteriosas. É o respeito que temos que ter na abordagem ao mercado”.

Diante de poucos recursos econômicos, a direção do clube foca em posições específicas para reforçar o plantel na próxima temporada. Entre elas, está o meia-armador. “O que vou dizer? (Risos) Posso dizer? (Dirigente indica que não). Eu vou dizer. (Novos risos) Vamos jogar sem camisa 10 (ironizou). O camisa 10 pode ter a camisa 14 nas costas. Vamos tentar. Vamos tentar? (Perguntou olhando para o Antônio Dutra Júnior)”, descontraiu.

Enquanto não encontra o camisa 10, o Tricolor promoveu cinco jovens da base para integrarem o elenco profissional na pré-temporada. O goleiro Gabriel Menegon, o zagueiro Luís Eduardo, o meio-campista Tiaguinho, o meia-atacante Gabriel Mec e o atacante Roger vão estar no CT Presidente Luiz Carvalho em 2 de janeiro. Além disso, o Grêmio acertou o novo contrato com o lateral Marlon, que está sendo comprado do Cruzeiro, até o final de 2028.

Fonte : Correio do Povo 
Foto : Mauro Schaefer

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados