Empate sem gols deixou o Godoy Cruz isolado na liderança do Grupo D da Sul-Americana
Menos de 500 torcedores viram do Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, o jogo entre Grêmio e Atlético Grau. E a reação de cada torcida deixa muito claro o que foi o empate em 0 a 0, válido pela quarta rodada da Copa Sul-Americana.
De um lado do estádio, a torcida local comemorava o resultado, com cartazes e gritos de incentivo para a equipe da casa.
Em frente a uma das bandeirinhas de escanteio, o grupo de torcedores gremistas adotou postura muito diferente.
Vaias, cobranças e xingamentos após uma noite de pouca inspiração e o 0 a 0 entre o 15º colocado do Campeonato Peruano contra o Tricolor.
Depois de muitos gritos cobrando e orientando seus jogadores durante a partida, Mano Menezes mostrou calma em sua entrevista coletiva.
O técnico reconheceu que faltou futebol para a sua equipe. Uma consequência esperada pela escalação, pelas opções e pela sequência recente de jogos.
— Não imaginei que teríamos evolução hoje. E nem vocês (imprensa) quando viram nossa escalação. Poderíamos jogar mais, mas falta trabalho. Repetição e treino. Os jogadores estão se entregando para passarmos por esse momento — reconheceu.
A maioria dos jogadores não concederam entrevistas na zona mista do estádio peruano. Apesar dos pedidos, muitos passaram em silêncio.
Igor Serrote foi um dos poucos que parou para conversar com os jornalistas.
— A gente confia muito no trabalho do Mano Menezes. Estamos evoluindo. Não conseguimos hoje, mas temos outra oportunidade contra o Bragantino neste sábado — disse o jovem lateral.
Apesar do consenso das dificuldades apresentadas pelo Grêmio, a solução para os problemas vai demorar para aparecer.
O técnico comentou que haverá tempo para realizar os ajustes durante a parada do calendário para a disputa do Mundial de Clubes.
— Acho que poderemos treinar de verdade na parada. Primeiro, teremos a parada da data Fifa. É aí que se reside o momento que temos que transformar a produção da equipe como um todo. Teremos mudanças significativas na parada. Não só de jeito de jogar, de trabalho, mas também no elenco. Com a janela de transferências, esperamos que o Grêmio esteja bem diferente — avaliou.
Apesar do desempenho ruim, o treinador entende que parte do objetivo foi alcançado. A classificação na Sul-Americana será decidida na terça-feira (13), no confronto direto contra o Godoy Cruz.
O Grêmio precisará vencer a equipe argentina para avançar e evitar a disputa dos playoffs por um lugar na próxima fase da competição.
— A gente leva a decisão para a nossa casa. Vitória e empate manteriam a situação muito parecida. Teríamos que ganhar do Godoy Cruz na nossa casa. É o saldo da passagem. Vamos integrando todos para cobrar que entreguem mais. Esse é o caminho do momento.
O próximo compromisso do Grêmio será neste sábado (10), às 18h30min, na Arena. O Bragantino vem a Porto Alegre para a disputa da oitava rodada do Brasileirão.
O técnico Mano Menezes não terá Edenilson e Villasanti, lesionados, mas deve contar com o retorno de Amuzu.