Mesmo com redução, safra de grãos de verão será a segunda maior em dez anos, revela Emater - Agora Já -

Mesmo com redução, safra de grãos de verão será a segunda maior em dez anos, revela Emater

7 de março de 2018

A safra de grãos de verão desse ano será menor do que a anterior, alcançando 30,2 milhões de toneladas. O faturamento deve ficar entorno de R$ 27 bilhões. No ciclo 20162017 as culturas do milho, soja, arroz e feijão bateram o recorde em produção com mais de 33 milhões de toneladas.

A estimativa foi divulgada ontem (6) pela Emater, durante café da manhã com a imprensa na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O presidente da Emater, Clair Kuhn, destacou que mais uma vez a agricultura conseguiu impulsionar a economia do país. Explicou que a metade sul do Estado foi prejudicada com a estiagem, com perdas na produção, mas não chegou a impactar na média estadual porque as demais regiões conseguiram se superar.

Em comparação com a safra anterior, reconheceu que teve uma diferença tanto na produção quanto na questão econômica, no entanto é motivo de comemoração porque está é a segunda melhor safra de verão no Estado dos últimos 10 anos.

O secretário estadual o Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, explicou que os fatores climáticos e de mercado foram responsáveis por esses números.

O gerente regional da Emater, Oriberto Adami, disse Passo Fundo está com uma média igual ou até maior do que à do ano passado. Ele associa isso ao clima, à tecnologia e ao aprimoramento do produtor que buscou se aprimorar. Para Adami, a safra será excelente na região e vai refletir na economia dos municípios.

 

*Rd Uirapuru

 

 


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.