MetSul alerta para possibilidade de novos temporais e tornados no RS - Agora Já -

MetSul alerta para possibilidade de novos temporais e tornados no RS

15 de dezembro de 2011

O Rio Grande do Sul registrou, ontem, a formação de diversas nuvens tipo funil e trombas d’água. A MetSul já havia previsto os fenômenos na coluna Tempo e Clima do Correio do Povo. De acordo com os meteorologistas, o ciclone extratropical gera “maior vorticidade na atmosfera, o que pode favorecer essas formações”. Assim como o ocorrido ontem, esta quinta-feira também será propícia para estes registros.
As nuvens funis se formaram, principalmente, no Leste gaúcho, enquanto um tornado atingiu Capivari do Sul e trombas d’água (tornados que se formam em grandes massas hídricas) na Lagoa dos Patos. O médico e velejador Fábio Raphaell testemunhou duas trombas sobre a lagoa em Arambaré.
O vórtice segue influenciando o clima no RS e deixando a atmosfera instável. Na noite de quarta, houve granizo em Encruzilhada do Sul, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo.
Nesta quinta-feira, o sol aparece entre nuvens na maioria das regiões, ainda assim. Pancadas de chuva já são registradas na primeira metade do dia em pontos isolados do Estado, entretanto o aquecimento diurno favorece a formação de nuvens mais carregadas da tarde para noite na maior parte do território gaúcho com chuva forte localizada e temporais em setores isolados.
A possibilidade de chuva na área da Capital é maior nesta quinta. A temperatura não sobe muito e até faz frio ao amanhecer na Serra. Segue ainda o risco de temporais isolados de vento e, sobretudo, de granizo como registrados nesta quarta no interior. Localidades do Vale do Rio Pardo foram atingidas por granizo. Em Mostardas, houve chuva de 30 mm em apenas uma hora e ventos de 80 km/h.
São José dos Ausentes deverá registrar os principais focos de frio, com mínima projetada de 8°C. As máximas não deverão chegar aos 30°C como na maior parte dos últimos dias. Em Santa Rosa e Alegrete, os termômetros chegam a 28°C, assim como Porto Alegre. A Capital tem mínima projetada de 17°C.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados