Impasse na justiça faz com que idosos tenham que morar na garagem de casa que desabou em Novo Hamburgo - Agora Já -

Impasse na justiça faz com que idosos tenham que morar na garagem de casa que desabou em Novo Hamburgo



Conforme administração municipal, processo judicial impede que a obra seja concluída. Após mais de dois anos, Defesa Civil vai avaliar possibilidade de pagamento de aluguel social para o casal.

8 de Fevereiro de 2018

Casal de idosos se abriga de forma improvisada na garagem da casa (Foto: Reprodução/RBS TV)

Um casal de idosos de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Região Metropolitana de Porto Alegre, viu a própria casa desabar há mais de dois anos por conta de um problema no encanamento da prefeitura. Desde então, eles testemunham a casa desmoronar enquanto se abrigam de forma improvisada na garagem.

Já desabaram dois quartos, uma sala e uma cozinha. O quarto de Helmut Musskopf, de 79 anos, e da esposa, de 77 anos, ainda está de pé, mas também corre o risco de cair.

“Um dia a casa começou a desbarrancar, a dar um buraco no meio. Eu disse: ‘Ué, o que é isso?’ E o buraco aumentando”, afirma Musskopf, relatando que levou o caso até a prefeitura, e ouviu que iriam mandar alguém para verificar a situação. “Até agora ele não veio […] um dia ele estourou e caiu tudo”, conta.

O desabamento aconteceu no fim de 2015, há mais de dois anos. A obra não foi realizada pela prefeitura porque seria necessário demolir um pavilhão no terreno vizinho para chegar ao encanamento.

O dono deste segundo imóvel entrou na Justiça pedindo que a obra fosse embargada até que fosse paga uma indenização. A pessoa que responde pelo imóvel disse apenas que a prefeitura derrubou o prédio sem autorização, durante a noite, e que a indenização pedida é de R$ 500 mil.

Enquanto o problema não é solucionado, a casa de Helmut continua da mesma forma. Ele relata que ouviu da Defesa Civil que não teria direito a receber aluguel social.

Na empresa que fica ao lado da casa de Helmut, o chão também cedeu. Foram usadas três caçambas de pedra para tapar o buraco.

O procurador-geral do município de Novo Hamburgo, Nei Sarmento disse que não poderia falar sobre os problemas na casa por conta de falta de espaço em sua agenda com reuniões de última hora. A prefeitura disse ainda que vai avaliar a necessidade do pagamento de uma bolsa moradia.

“Não foi só a noção do tempo, tenho perdido até […] uma vida de trabalho aí, e assim, de uma hora para outra, não tem, quem é que vai te pagar por isso? Não tem!”, lamenta Helmut.

Após a visita da equipe de reportagem, a Defesa Civil vistoriou o local nesta terça e irá interditar preventivamente a edificação, até que a questão seja solucionada. A Prefeitura avalia, agora, a possibilidade da concessão do benefício Bolsa Moradia.

O processo para concessão do benefício leva de três a quatro dias após a entrega da documentação por parte do proprietário.

Casa de Helmut desabou por conta de um problema com o encanamento (Foto: Reprodução/RBS TV)

Casa de Helmut desabou por conta de um problema com o encanamento (Foto: Reprodução/RBS TV)


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados