O trabuco de Panambi - Capítulo 07 - Agora Já -

O trabuco de Panambi – Capítulo 07

Foto:
2 de abril de 2017

VIRADA ENERGÉTICA –  EÓLICA E  SOLAR.

Defendo que Panambi deveria iniciar e ingressar num Projeto de abastecimento energético  sustentável, nos moldes que está sendo implantado na Alemanha. Lá há uma Lei que foi aprovada no ano 2000, prevendo que até 2050, deverá estar totalmente implantado uma nova matriz energética, à base de Ventos ( – Eólicas EEG) e Solar (fotovoltaica). Com isso, contribuirá para  MENOS EFEITO GAS ESTUFA, maior eficiência e energias renováveis com fundamento.

Na Alemanha planos de longo prazo foram implantados aos poucos. A Energia Solar, iniciou com o Projeto “Programa  1000 telhados” onde foram instalados inicialmente 2.550 telhado com células fotovoltaicas, com produção de 6 megawats. Em 1987 foi implantado o Primeiro Parque Eólico na Alemanha, que recebeu a visita de empresários locais, como Sr. Bruno Fockink, liderando Caravana Empresarial de Panambi. Enquanto isso a Energia Nuclear está com os dias contados na Alemanha. Até 2022 (passo a passo), quando serão definitivamente abandonadas essas usinas.

Há previsão para  até 2025 produzir Energia Eólica (ventos) de 40% a 45% da energia necessária. Já em funcionamento o maior Parque Solar da Alemanha no Sul de Branderburgo – área de 150 hectares – equivale a 220 campos de futebol.

As residências quase que a totalidade estão aderindo ao Programa do Governo, para produzir energia sustentável, como as placas de energia solar.

A par disso o Governo vai incentivando a iniciativa privada, além das Universidades a aderirem as fontes de energias sustentáveis como “gazes de aterro”(lixo) gaz de tratamento de aguas residuais (biomassa) e outras fontes – especialmente de energia verde.

Porque em Panambi, não iniciamos com uma Campanha Municipal em prol da produção de energia nos moldes que já existem na Alemanha? Instalar em prédios e residências, oferecendo descontos,(IPTU) como já há para aqueles que aderem a arborização, iniciativa que traz muitos benefícios à população.

O Poder Publico tem o dever de planejar o futuro da cidade, porque esperar do Governo Estadual e Central, é certeza de que nada praticamente será feito. Vamos fazer nossa parte e iniciar uma VIRADA ENERGETICA!

 “ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL – Alguns Secretarios Municipais estão se destacando, porque  já apresentam trabalho bem planejado e que já alcança resultados. O Secretario da Infraestrutura – (OBRAS)  Paulo Schwingel está entre os que se destacam, determinando limpeza no perímetro urbano, especialmente em vias preferenciais. Há também o trabalho da Administração pretérita, que asfaltou muitas ruas, com boa iluminação, e sinalização, ajudando em muito a melhora. A Avenida Konrad Adnauer, a General Osório estão muito bonitas. Espera-se que a Avenida Kenedy e Sete de Setembro   recebam mais  melhorias, já que estão trabalhando na limpeza por ora.  Paulo Schwingel se notabilizou como Homem do Esporte no Governo de Orlando Schneider, quando entre muitas atividades, foram feitas as “trilhas de caminhadas” no Parque Municipal. Eram muito prestigiadas e elogiadas. Uma lástima que a Trilha Original  tenha  diminuída a extensão,  porque está limitada ao Parque… (antes ia até os fundos do Hotel Elsenau, passando pelo Restaurante Moinho Velho circundando o Rio Fiuza). Um passeio excelente e contato com a natureza!

ADMINISTRAÇÃO  MUNICIPAL – TRABALHO MUITO CRITICADO. Já o Secretario da Industria e ….,  está abaixo da critica, porque uma de suas atribuições está no Setor da Limpeza Publica.  Já era um setor sofrível na Administração Miguel, mas o novo Secretario conseguiu DEIXAR MUITO PIOR  esse Setor. A coleta de lixo está mal planejada e mal executada. (Há lixo solto e espalhado  por onde se anda) Não se trata de trabalho dos Servidores, porque estes  apenas refletem o “Chefe”. Se o Chefe não cobra, não planeja, não determina, a culpa é do Chefe! Como também seria elogiado se bom estivesse. O que se observa que “Ovelha não é para mato”…. o Secretario desconhece totalmente a mecânica do setor.   Não possui liderança, impõe situações desfavoráveis aos Servidores, que estão muito INFELIZES !!  Para esse Secretário a Porta de Saída (ou de Emergência) deverá estar bem próxima… ao menos que se recicle, calçando as “sandálias da Humildade”!  Mas o “Kleine König” não irá mexer nessa equipe, pelo que se observa.

            Esse Secretário faz  dupla com o da Saúde…. são péssimos, pelo que se observa na comunidade!  Mas os “Assessores e Acólicos dizem que está bom!!! O tempo dirá!!

EX-PREFEITOS PANAMBI   –  O  Quarto  Prefeito de Panambi foi novamente Rudolfo Arno Goldhardt, no período de 1969 a 1973. (do antigo PRP após na  ARENA – Aliança Renovadora Nacional) Partido da Revolução de 1964 que colocou e extinguiu os partidos em 1964/65. Foi imposto a modalidade – ARENA a favor da Revolução e MDB contra o governo. Só que antes e durante esse processo, as principais Lideranças do antigo PTB (especialmente) foram Cassadas e tiveram Direitos Politicos suspensos por 10 a 20 anos!

Neste mandato o Sr Arno (como era conhecido)  viu concluírem a BR-285 que passa pelo Município de Panambi. Foi inaugurada em 05 de março de 1969 a  Agência Postal Telegráfica, com a presença do Diretor do DCT.

Em maio de 1964 foi inaugurada a Substação da CEEE, presença do Chefe do Gabinete Civil – João Dêntice. Em 27 de fevereiro de 1970. Inaugurada  prédio próprio do Banco do Brasil – (na época era importante), com a presença de Nestor Jost, (Presidente do BB) e Luciano Machado – Secretario Agricultura. Ainda presença do Presidente da Assembleia Legislativa Sr Otavio Germano.  O primeiro Gerente do BB em Panambi foi Pedro Gonçalves .

Ainda em 17 de abril de 1970 foi inaugurada a Hidraulica  de Panambi, presença do Governador do Estado  Coronel Walter Perachi Barcellos, Diretoria da Corsan, que demorou tanto a ser inaugurada  – que já pedia AMPLIAÇÃO. Também foi destinado um terreno de 4.000 metros a Brigada Militar, onde foi posteriormente construído a Sede. Também um terreno para a Policia Civil (infelizmente sujeito a alagamentos, o que ocorreu). Foi criado o Conselho Municipal de Transito em 1971. O CMD foi criado em 1969 tendo o saudoso Alfredo Kepler  como primeiro Presidente.

Em 1972 (8 de julho) foi instalada a Biblioteca Municipal apoio do Rotary Clube.

Uma das grandes obras de Arno Goldhardt foi o Aeroporto Municipal (600 metros) com apoio da COTRIPAL e  em substituição do “Campo de Pouso” na antiga Fábrica Falhauber).

Rudolfo Arno Godhardt  era panambiense (oriundi) nascido no dia 28 de dezembro de 1918 e faleceu aos 31 dias de março de 1992 com 74 anos. (Colaborou parcialmente o Jornalista Neri Biavatti).

NACIONAL – SITUAÇÃO X OPOSIÇÃO após Revolução de 1964Vencedor era sempre o “CAVALO DO COMISSÁRIO” – Foram extintos os Partidos e os quadros políticos mudaram. A oposição –  MDB era apenas CONSENTIDA, para dar aparência democrática perante os demais Paises!  Ela  (Oposição – MDB) não poderia assumir o Poder, porque as  eleições  Estaduais e Federais, mais os Grandes Municipios ou de “Fronteira” eram todos por Nomeação Federal ou votação Indireta. (no ocaso da Revolução o MDB passou a administrar alguns Estados) Mas como no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro a Oposição tinha a maioria – a Redentora cassou TANTOS DEPUTADOS QUANTOS FORAM NECESSÁRIOS até fazer a MAIORIA da ARENA e, assim a ARENA passou a ser o Maior Partido Politico do Ocidente (palavras do Presidente da ARENA e Deputado Federal Francelino Pereira, acólico da Redentora). Assim, a ARENA não perdia nenhuma eleição. Se houvessem algumas dúvidas antes da eleição, se cassavam deputados, (federais e Estaduais) Prefeitos, Vereadores, aposentavam Juízes, Desembargadores,  Ministros do STF e qualquer um que ousasse criticar a Redentora…Nas Forças Armadas ocorreu um EXPURGO sem precedentes. A Arena administrava todos os Estados e Municípios expressivos, tinham maioria nas Câmaras de Deputados, Assembleias,..etc  no SENADO FEDERAL para fazer a maioria a Revolução criou a figura do SENADOR NOMEADO – com o que – UM TERÇO dos Senadores (todos da ARENA) – eram NOMEADOS pela Revolução (tipo Maduro na Venezuela)…O povo denominava esses Senadores como BIONICOS!!! Somente 02 terços eram eleitos (mas daquele jeito…) com o que a ARENA contava sempre com a Maioria dos Senadores(ou 2/3).  Mas mesmo assim, seguido tinham que “Fechar” o Congresso Nacional, porque mesmo esses Politicos subservientes não queriam concordar com tudo que vinha do Palácio do Planalto. (o ápice foi pedido de cassação do Deputado Marcio Moreira Alves – do RJ – que havia discursado no Congresso Nacional, recomendando as “moças brasileiras” que boicotassem militares…por serem inimigos do povo.. a Câmara Negou o pedido e com isso fecharam o Congresso – Recesso e, após – cassaram o referido Deputado e mais umas dezenas de insubordinados).

            Para se ter uma noção, a “Revolução de 64” cassou, mais de 1.500 deputados… Federais, Estaduais, Vereadores, Prefeitos de Capitais… e outros.  Foram incluídos até os Apoiadores da dita Revolução como Carlos Lacerda… Juscelino Kubitchek…,Ademar de Barros  e os inimigos declarados  – JANGO, Brizola, e uma infindável lista. Todos eram acusados de serem Subversivos, corruptos, um sem números de motivos (Lei de Segurança Nacional). Mas, Paulo Maluf era bem quisto e apoiava o “Regime”, Mario Andreazza, e outras flores do regime! Maluf queria ser o Presidente Civil da Redentora.

Boa Leitura! Até a Próxima !


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.