Outono começa com dias quentes em quase todo o Estado - Agora Já -

Outono começa com dias quentes em quase todo o Estado



Apesar da chuva prevista para algumas regiões, primeiros dias da estação devem ter temperatura alta

Foto: Ao longo da estação, os dias devem ficar mais curtos e as noites mais longas. Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
20 de março de 2024

O outono começou à 0h06min desta quarta-feira (20). A estação, que tem como característica ser o período de transição entre o verão e o inverno, deve trazer bastante variação de temperatura ao Rio Grande do Sul. O primeiro dia já iniciou com calorão na Capital, com máxima podendo chegar aos 35°C.

Apesar da chuva prevista para esta quarta e quinta-feira (21), a primeira semana de outono deverá ser marcada por dias quentes. No primeiro final de semana da estação, a previsão é de sol e poucas nuvens na grande maioria do Estado. Nos próximos três meses, porém, o Rio Grande do Sul deve registrar chuva e umidade um pouco acima da média.

Para Julio Marques, professor de climatologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a área de alta pressão atmosférica que se desenvolve nas regiões polares da Terra, chamada de alta polar, é o principal fator para o aumento no número de frentes frias previstas para esse outono. São esses sistemas que deverão ser responsáveis pelos dias chuvosos e pela variação de temperatura.

— Alguns modelos estão apontando que, neste outono, teremos umidade e chuva acima do normal. Esse quadro não deixa as frentes frias durarem muito, causando variação de temperatura. Por ter mais chuva e mais nebulosidade, o frio não persiste, mas a temperatura também não sobe tanto. As mínimas podem ficar até 1°C acima da média, enquanto as máximas ficam um pouco abaixo do habitual — acrescenta.

Na Capital, as médias climatológicas de temperatura mínima para os meses de abril, maio e junho são de 16,8°C, 13,6°C e 11,3°C, respectivamente. Marques prevê que, por causa da nebulosidade, as máximas podem ficar até 2°C mais baixas que o habitual. Já as médias de temperatura máxima para os meses de outono variam entre 26,4°C e 20,3°C em Porto Alegre.

Na primavera e no verão, o Rio Grande do Sul registrou diversos episódios de onda de calor e tempestades, fenômenos comumente associados ao El Niño e às mudanças climáticas. Marques não descarta a possibilidade de esses eventos voltarem a acontecer no outono, mas acredita que as chances são baixas.

— Algumas características do El Niño ainda serão notáveis até o meio do outono. Em abril, deveremos ter chuva acima da média predominando mais na metade norte do Estado. Na metade sul, deverá chover menos que o normal para o mês. Em maio, teremos mais frentes frias passando pelo oceano, causando chuva acima da média em várias regiões. Em junho, a condição fica mais neutra, dentro do esperado — explica Lucas Fagundes, meteorologista da Sala de Situação do Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, por exemplo, as médias climatológicas para os meses de abril, maio e junho variam entre 114,4 mm e 130,4 mm de chuva. Já em Passo Fundo, no norte do Estado, essas médias podem passar dos 150 mm ao mês. A previsão é de que o volume total de chuva nos meses de outono ultrapasse um pouco os valores mensais de referência, divulgados pelo Inmet.

Fonte : GZH 
Foto : Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O outono se encerra em 21 de junho.
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Estação deverá ser marcada pela variação de temperatura, com mínimas mais altas do que o normal.
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Outono se iniciou nesta madrugada.
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Neste ano, previsão é de bastante variação de temperatura.
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados