Outubro Rosa: Os benefícios do acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer de mama - Agora Já -

Outubro Rosa: Os benefícios do acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer de mama

10 de outubro de 2017

Hoje vou falar com as mulheres, mas sem deixar de lado os homens. É que o mês de outubro fica rosa para lembrar-nos que precisamos estar atentas ao câncer de mama, é o “Outubro Rosa”. Esta campanha preconiza a importância do câncer ser diagnosticado precocemente, reduzindo assim os riscos e o avanço da doença. Voltado em sua maioria para o publico feminino, pois o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres.

O câncer é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, o diagnóstico e todo o processo da doença são vividos pela mulher e sua família como um momento de angústia. Para além dos efeitos físicos, há efeitos psicológicos que afetam a sexualidade e a imagem pessoal de quem o vivencia, cada mulher vai reagir de um modo muito singular ao tratamento e aos efeitos da doença.

Os seios com suas características representam um símbolo da identidade e sexualidade feminina. A iminência da perda do seio pela doença através de um procedimento cirúrgico pode provocar um desequilíbrio naquilo que essa parte do corpo representa para a mulher. Quando a retirada acontece, há uma mutilação desta parte tão significativa psicologicamente, a imagem corporal é afetada e é fundamental que toda dor e todo medo sejam acolhidos e trabalhados.

O cabelo também tem um significado para as mulheres e a possibilidade da sua queda também é um momento importante, muitas vezes extremamente sofrido que poderá ter efeitos na autoestima da mulher.

A mulher pode passar por uma série de preocupações e medos quanto ao futuro, sua sexualidade, seu relacionamento com o parceiro e com os filhos. Não existe receita para estar preparada para lidar com uma doença. É preciso tirar todas as dúvidas com os médicos, estar perto da família e buscar para além do remédio, ocupar-se com atividades que lhes sejam positivas.

Pesquisas tem cada vez mais demonstrado que a fé pode ser uma grande aliada da saúde, e aqui não estamos falando necessariamente de uma religião específica, mas na capacidade acreditar em si mesmo, nos outros, acreditar no tratamento, no médico, na

recuperação, ser sobretudo otimista e se empenhar mentalmente e fisicamente para reverter a doença. Neste sentido, o bem estar psicológico através da fé poderia inclusive ter resultado importante na cura de diversos problemas.

A família e os amigos são, igualmente, fundamentais neste momento para tornar o processo menos doloroso também para elas. Já que muitas vezes as mulheres podem apresentar oscilações de humor, choro, falta de apetite e paciência. Um lar otimista aumenta as chances da paciente em alcançar um resultado positivo.

A psicologia pode ajudar muito durante o diagnóstico e tratamento, como forma de possibilitar o enfrentamento do câncer e do seu tratamento. A experiência de cada mulher é singular, o foco no espaço psicoterapêutico é sempre a mulher por inteira, não só a doença, por isso o espaço de escuta e acolhimento é muito importante. Tanto para os pacientes como para seus familiares é um espaço seguro para falar dessas angústias e encontrar modos de produzir vida em meio à situação de adoecimentos. Há casos de terapias breves, de apoio, para momentos de maior dificuldade há também aquelas que vão demandar atendimentos mais prolongados. O importante sempre será fortalecer a mulher que passa por esse processo.

A luta contra o câncer de mama é um desafio de todas nós.

Então, toque-se, cuide-se, ame-se. Viva!

 

Ciana Dill

Psicóloga | CRP 07/23963

Psicóloga de crianças, adolescentes e adultos

Especialista em problemas do desenvolvimento na infância e adolescência | Formação em processos do luto e da perda

Fone (55) 99968-0733 | WhatsApp (55) 99161-7086

Rua Alfredo Brenner, nº 435 – Centro – Panambi/RS (em frente ao CEP)


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados