Padre é afastado de atividades pastorais por suspeita de desvio de dinheiro em Três de Maio - Agora Já -

Padre é afastado de atividades pastorais por suspeita de desvio de dinheiro em Três de Maio



Mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa paroquial nesta sexta-feira (13)

Foto: Padre investigado atuou na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Três de Maio. Everson Dornelles / Agência RBS
16 de fevereiro de 2026

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Três de Maio, noroeste do RS, na manhã desta sexta-feira (13). A investigação, denominada Operação Pecado Capital, aponta para um suposto desvio de dinheiro na instituição por um padre.

Além da casa paroquial, foi realizada uma segunda busca no município de Giruá, lugar onde o investigado é originário e possui propriedades e interesses particulares. Materiais contábeis foram apreendidos.

A denúncia que deu início às investigações partiu de um outro padre da mesma comunidade do suspeito, a Diocese de Santo Ângelo. A organização afirmou que o investigado foi afastado das atividades paroquiais:

“Comunicamos que o padre encontra-se afastado do exercício de todas as atividades pastorais, administrativas e representativas da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Três de Maio/RS, bem como de quaisquer outras funções pastorais enquanto acontecem as investigações. Pedimos ao povo de Deus, especialmente às lideranças pastorais da paróquia de Três de Maio, que rezem para que esta situação seja logo esclarecida”, diz a Diocese em nota.

Procurada pela reportagem, a Diocese, por meio do Padre Leonardo Envall Diekmann, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, comunicou:

— No momento ainda estamos apurando as acusações. Todas são muito graves. A investigação está ocorrendo tanto em âmbito civil pela polícia, quanto em âmbito religioso pelo Tribunal Eclesiástico. A Diocese fará todo o possível para apurar os fatos e ajudar as investigações.

O inquérito policial já está instaurado. A polícia agora fará a análise da documentação e buscará mais testemunhas para chegar a uma conclusão, segundo informações de João Vittório Barbato, delegado responsável pelo caso.

Fonte : GZH 
Foto : Everson Dornelles / Agência RBS

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados