Panambi entrega kits de robótica às escolas municipais - Agora Já -

Panambi entrega kits de robótica às escolas municipais

8 de novembro de 2019

Panambi entrega kits de robótica às escolas municipais

A manhã do dia 7 de novembro teve uma marca histórica pra Educação panambiense. No Centro de Atividades do Serviço Social da Indústria – SESI, foi realizado o ato de entrega de 300 kits de robótica educacional para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Panambi.

O ato é o marco de uma nova etapa, que consolida o trabalho iniciado em 2017 na Educação do município, com o desenvolvimento do Referencial Curricular e capacitação do corpo docente nos processos metodológicos de abordagem ao longo de 2019.

Os kits são compostos por placas Gogo Board, um dispositivo de hardware de código aberto de baixo custo para robótica educacional. Pode ser usado para construir robôs, medir e registrar dados ambientais, conduzir investigações científicas, criar controladores de jogos, entre outras possibilidades.

“Panambi foi o grande piloto deste processo e a entrega dos kits de robótica é uma etapa importante na formação dos professores, que, a partir de agora, estarão aptos a aplicar os aprendizados nas salas de aula das escolas do município”, explicou o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Nesse período, houve diversas etapas: a construção do Referencial Curricular do município, capacitação dos professores em relação a abordagem metodológica, com oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional, e ainda as semanas pedagógicas.

A rede municipal de ensino de Panambi é composta por 12 escolas de Educação Infantil e 10 de Ensino Fundamental, com mais de 4,5 mil alunos e quase 400 professores, segundo dados da Secretaria da Educação da cidade.

Recentemente, o trabalho foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério de Educação, como referência para todo o Brasil, pois os cadernos de atividades estão disponíveis na plataforma EduCapes.

A ideia é transformar o aluno em protagonista e, consequentemente, um agente transformador, preparado para o mundo do trabalho, globalizado, tecnológico, sensibilizado socialmente e ambientalmente e o professor concebido como profissional que dá sustentação a todo esse processo.

“Saber que os estudantes da rede municipal de Panambi vão ter oportunidades de desenvolver a colaboração, o trabalho em equipe, a liderança e a argumentação de uma forma consistente e diária é apostar forte que esses jovens serão diferentes e que se Panambi hoje, sem essas condições, já tem feito muito, não dá para calcular aonde vai chegar.” destacou a Gerente de Educação do SESI, Sonia Bier.

“A modernização da indústria requer um colaborador com mais conhecimento. Essa parceria busca melhorias na educação, visando a um egresso da escola mais preparado e com potencial mais elevado, contribuindo assim para a evolução do próprio profissional, independentemente de onde estiver inserido” ressalta a Secretária de Educação e Cultura Marlise Rodrigues.

“O objetivo é formar cada vez mais os alunos, desde a base, para o desenvolvimento do município, o que é importante para a indústria e também para as pessoas, que poderão conseguir empregos melhores se estiverem bem preparadas”, relata Angelin Adams, CEO da Bruning, uma das indústrias apoiadoras do projeto, que também conta com a participação de Kepler Weber, Saur Equipamentos, Tromink e Fockink.

“Um dos atos mais importantes dessa gestão.” Assim o prefeito Daniel Hinnah definiu o ato realizado. “É muito importante esse momento, não dá para deixar passar em branco. É um compromisso do Poder Público, um compromisso de gente que está fazendo todos os dias o Município crescer, com o propósito de desenvolver a educação, não para alguns, mas para todos, contribuindo para a verdadeira transformação podendo chegar a uma sociedade menos desigual”. ressalta o prefeito Daniel Hinnah

“Estamos pensando Panambi a longo prazo, pensando no futuro das nossas crianças e jovens, motivos não nos faltam para nos orgulhar, já somos referência em educação a nível nacional, isso mostra que estamos no caminho certo, e que aqui encontramos não apenas a vontade, mas coletividade e cooperação, pessoas, empresas unidas e engajadas em prol de todos” conclui o Prefeito Daniel.

“Não é à toa que a CAPES olha para esta experiência e diz que ela deve ser espelho para todo o Brasil, porque aqui encontramos um sentido para fazê-la. Enquanto existir significado no que se faz, temos a certeza de que muito dificilmente cairá esquecimento ou desleixo. Panambi não é uma terra com o perfil de deixar as coisas caírem no esquecimento. Mas com essa ação, ela mostra que não apenas não deixa cair no esquecimento, mas perpetua ações que fazem com que as novas gerações se orgulhem e se comprometam em continuar fazendo coisas assim.” concluiu com emoção a Gerente de Educação do SESI, Sonia Bier.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados